Você não leu errado: Duster já foi o nome de um muscle car, daqueles bem musculosos e esportivos, que disputava mercado com Ford Mustang, Chevrolet Camaro, Dodge Charger e cia.
Hoje você vai conhecer a história do Plymouth Duster nesta nova coluna da Webmotors chamada Muscle Culture, que vai trazer mensalmente curiosidades sobre a tão famosa filosofia dos muscle cars norte-americana dos anos 1960 e 1970.
Antes de ser o conhecido SUV da Renault/Dacia lançado em 2010 para todo o mundo (com chegada ao Brasil em 2011), Duster foi o nome de uma versão "semi-fastback" do Valiant, um cupê compacto fabricado pela Plymouth durante os anos 1960 e 1970.
Plymouth, vale lembrar, era uma das submarcas do grupo Chrysler (hoje unificado como Grupo Fiat e chamado FCA). E que também chegou a pertencer à Daimler (Mercedes). Foi descontinuada em 2001.
Na prática, o Duster "muscle car" era uma versão mais esportiva e com jeitão de "fastback" do Valiant. Ele foi produzido entre 1970 e 1976 e podia ter motores de seis cilindros em linha ou V8.
O motor era dianteiro, mas a tração era traseira, para diversão dos mais puristas. O Duster competia com Mustang, Camaro e Charger por ser um legítimo muscle car. Porém, era menor e concorrente mais direto do Dodge Dart, outro cupê compacto com perfil muscle e mais esportivo da época.
Após uma única geração, o carro foi aposentado e a nomenclatura "Duster" continuou em linha apenas como sobrenome de versões mais esportivas dos Plymouth Volare, Turismo e Sundance - os sucessores do Valiant -, isso já entre o final dos anos 1970 e começo dos anos 1990.
Depois disso o nome deixou de existir... Até voltar nas mãos da Renault, com o surgimento do utilitário esportivo compacto em 2010.
Hoje em dia, os poucos Plymouth Duster que existem viraram carros de colecionadores. Quer mais histórias curiosas e divertidas sobre muscle cars? Espere pelo próximo texto série aqui no WM1. Você também pode mandar sua sugestão nos comentários ou em nossos perfis sociais.
Todos os meses a coluna Muscle Culture traz curiosidades e informações sobre a famosa filosofia norte-americana de muscle cars, com André Deliberato. Instragram/Twitter: @andredeliberato.