Pelo menos quando estiver dirigindo, um proprietário sortudo e endinheirado agora poderá se sentir o próprio agente 007 - aquele mesmo, "Bond, James Bond". Isso porque um Aston Martin DB5 igual ao modelo usado na franquia de filmes de espionagem, e que pertenceu ao ator Sean Connery, foi leiloado e arrematado por 2,4 milhões de dólares.
O valor, que equivale a R$ 12,4 milhões, foi pago pelo modelo ano 1964 igual ao usado por James Bond em alguns filmes da franquia. A diferença, é claro, está na ausência dos gadgets instalados no bólido que o espião dirigia nos filmes.
Comprado por Connery em 2018, o DB5 foi modificado pelo ator para ficar ainda mais parecido com os modelos dos filmes. O revestimento dos bancos foi trocado para couro preto e a pintura externa ganhou um tom cinza claro - a mesma dos DB5 usados nos filmes.
Com a morte do ator em 2020, aos 90 anos, o carro da fabricante britânica acabou sendo pouco usado. Então a escolha pelo leilão foi feita pelo filho do ator, Jason Connery.
Sob o capô, o DB5 é equipado com um motor de 4.0 litros, seis cilindros em linha e duplo comando de válvulas, que rende 282 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 39,7 kgf.m a 3.850 rpm. O câmbio é manual de cinco marchas, da ZF.
De acordo com a Broad Arrow Group, empresa responsável pelo leilão, parte do valor arrecadado será revertida em doação para a fundação filantrópica Connery Family Philantropy Fund. O novo dono também terá uma experiência ao lado do famoso ex-piloto de F1 Jackie Stewart, amigo de Sean Connery.
Essa não é a primeira unidade ligada aos filmes do agente 007 vendida em leilão. Um dos DB5 usados nos sets da produção e em eventos de promoção da franquia foi vendido por 6,4 milhões de dólares, em 2019.