A Ferrari 250 GT Berlinetta SWB é um clássico bastante caro e raríssimo, o que torna as reinterpretações bastante desejáveis.
O Forge Design, um estúdio de design com sede em Londres, é o mais recente a aderir à tendência. O conceito “Competizione Ventidue” é inspirado na Ferrari original, um álbum de Miles Davis e um museu de Nova York, todos de 1959.
Além da Ferrari 250 GT Berlinetta SWB original apresentada no Salão Automóvel de Paris de 1959, o Forge Design inspirou-se no álbum de jazz “Kind of Blue” de Miles Davis e no museu Solomon R. Guggenheim projetado pelo arquiteto Frank Lloyd Wright.
Enquanto o modelo é apresentado em forma de conceito digital, a descrição das especificações da Forge Design é bastante detalhada.
A carroceria é baseada na versão de corrida “SEFAC hot rod” da 250 GT SWB que venceu sua classe em 1961 em Le Mans. Este tinha painéis de alumínio de 1,1 mm de espessura, mas no Competizione Ventidue é reinterpretado usando materiais compostos.
Os recursos de destaque incluem os arcos das rodas mais largos, os para-lamas ventilados semelhantes aos modelos projetados por Scaglietti e tecnologia moderna para as unidades de iluminação. As medidas de economia de peso incluem uma janela traseira de policarbonato, tiras de couro e um único espelho retrovisor.
O chassi desta reinterpretação da Ferrari é feito de alumínio e fibra de carbono com suspensão totalmente independente e freios AP Racing atrás das rodas de magnésio centralizadas estilo Ferrari Campagnolo.
Sob o capô encontra-se um motor V12 modificado com “injeção indireta de hidrogênio” com o objetivo de eliminar as emissões de carbono no tubo de escape. A Forge Design não revelou números de desempenho do carro, mas o V12 original da Ferrari de corrida produzia cerca de 300 cv.
O estúdio Forge Design não evoluiu o carro além do estágio conceitual inicial. No entanto, eles sugerem que estão abertos a futuras colaborações. De acordo com o Forge Design, o objetivo do projeto era “reimaginar o carro que Miles Davis poderia ter comprado logo após o lançamento de seu álbum. Este é o carro que ele poderia ter gostado, atualizado e até mesmo competido”.