Temos um novo recorde na lista de SUV mais rápido do mundo. No final do ano passado elencamos os cinco utilitários mais velozes do planeta, e o medalhista de ouro era o Grand Cherokee Trackhawk, que acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos. Pois surgiu um utilitário esportivo mais rápido: o recém-apresentado Aston Martin DBX707, que faz a mesma arrancada em absurdos 3,3 s.
Para atingir esse número absurdo, o SUV da marca britânica usa motor V8 biturbo fornecido pela AMG - sim, a divisão de preparação da Mercedes-Benz - que consegue entregar 707 cv de potência e 91,7 kgf.m de torque. Na teoria, é menos potência que os 717 cv e 89 kgf.m do antigo recordista, mas ajustes no sistema de tração e novas calibrações das turbinas (agora roletadas) garantiram o resultado.
Não é só o torque maior que resultou na aceleração mais rápida. O DBX707 também recebeu diversos reforços na carroceria para conseguir entregar o desempenho maior - para termos uma noção, o DBX convencional tem 550 cv de potência, 71,3 kgf.m de torque e faz o 0-100 km/h em "lentos" 4,5 segundos -, como as maiores entradas de ar no para-choques, assim como a asa traseira e o difusor (em fibra de carbono).
Mas também há mudanças visuais para reforçar o apetite do lançamento do modelo - que se chama DBX "707" justamente pela potência que entrega -, como os faróis de LED remodelados e, no interior, novos acabamentos. As rodas de 22 polegadas (que podem ser aro 23" se o cliente preferir) também são novas e têm pneus 285/40 na dianteira e 325/35 na traseira.
O número de 3,3 segundos é insano - também para efeito de comparação, um Porsche 911 Turbo S ou um Lamborghini Aventador, por exemplo, fazem a mesma arrancada em 2,8 segundos, apenas 0,5 s mais rápido que o SUV. Mas não é só isso: o Aston DBX707 também ultrapassa os 300 km/h, já que sua velocidade máxima é de 310 km/h (é de 290 km/h no DBX civil). Vale lembrar que ele pesa 2.245 kg.
Ficou interessado? Junte as economias, pois se o preço do DBX convencional por aqui - desde que a Aston Martin voltou a importar seus modelos oficialmente no ano passado - passa de R$ 3 milhões, apostamos que o valor do DBX707 deva encostar nos R$ 5 milhões.