Número de vendas de carros zero-quilômetro em março foi completamente satisfatório, segundo relatório mais recente da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos (Fenabrave) divulgado nesta terça (4).
Foram 186.583 automóveis e comerciais leves emplacados no período, um salto de 55,8% em relação a fevereiro (119.769 licenciamentos) e de 38,3% sobre março do ano passado - quando foram vendidos 134.904 veículos.
Quem lidera o mercado geral é a Fiat Strada, que teve 9.935 emplacamentos em março. Curioso notar que a Chevrolet Montana foi bem, com 3.988 registros, e não diminuiu o volume das rivais da Stellantis - a Toro segue em segunda entre comerciais leves e teve 5.607 emplacamentos no mês passado.
Entre os carros de passeio, o Hyundai HB20 ficou com a medalha de ouro e mudou o panorama visto em fevereiro, só que por pouco - foram 8.363 unidades contra 8.283 do Chevrolet Onix - apenas 80 unidades de diferença. Destaque mais uma vez para o Volkswagen Polo, colado na dupla, em terceiro lugar, com 8.197 registros.
O Hyundai HB20 terminou na frente em março, mas ainda está atrás do Chevrolet Onix na disputa pela liderança do segmento no acumulado do ano - foram 16.194 vendas registradas nos três primeiros meses do ano contra 21.528 do rival da GM no mesmo período. Isso mostra que voltou com força para a disputa.
Quem segue muito bem na disputa entre os sedãs é o Chevrolet Onix Plus, que é líder entre pequenos, médios e grandes. Foi o sedã mais emplacado nos três primeiros meses do ano e acumula 18.392 unidades vendidas no acumulado - mais até que o Hyundai HB20, veja só.
Entre os sedãs, liderou com folga no mês passado, quando emplacou 7.104 unidades, mais que o dobro do segundo colocado, o Toyota Corolla, que teve 3.865 registros no mesmo período. A medalha de bronze em março ficou com o Fiat Cronos, que teve 3.442 emplacamentos.
O SUV médio da Jeep mostrou força: foi o utilitário mais emplacado do país no mês de março, com 6.988 unidades, seguido pelo Hyundai Creta (5.851 registros) e pelo Chevrolet Tracker, que emplacou 5.431 carros durante o mesmo mês.
No acumulado do ano, o pódio é o mesmo: Compass em primeiro (15.556 unidades); Creta em segundo (15.424) e Tracker em terceiro (14.496).
No segmento dominado pela FCA (Fiat Chrysler Automóveis), do conglomerado Stellantis, o começo do ano mostra que 2023 deve seguir igual a 2021 e 2022: liderança da Fiat Strada, a picape - e mais uma vez o carro - mais emplacado do Brasil.
Em março o modelo foi líder de novo, com 9.935 registros, volume muito maior do que o número do segundo comercial leve da lista, a Fiat Toro.
Segunda colocada entre as picapes, a Toro teve 5.607 unidades emplacadas - e forma, outra vez, a dobradinha com a Strada na categoria, como ocorreu durante 2022, 2021 e vários meses de 2020.
A Toyota Hilux foi a terceira, com 4.362 licenciamentos, mas é provável que a nova Chevrolet Montana mude esse cenário ao longo do ano.
O segmento de esportivos, dominado há três anos pelo Porsche 911, voltou a ver o campeão levar a medalha de ouro.
O clássico modelo alemão vendeu incríveis 92 unidades em março - e já havia emplacado 69 em fevereiro. A segunda colocação ficou com o BMW M3, que emplacou 47, enquanto o terceiro foi o Ford Mustang, com 39.
No acumulado do ano, o Porsche 911 tem 240 registros, o BMW M3 tem 111 e o Mustang, 101.