Para ajudá-los, hoje responderemos dúvidas sobre como fazer controle de embreagem.
Se você estiver aprendendo e se preparando para o exame de direção ou já esteja com a CNH em mãos, mas ainda não se sente confortável para dirigir sozinho, essas dicas vão te ajudar com uma das maiores dificuldades de milhares de motoristas: controlar o carro na subida com a embreagem.
1. Como fazer controle de embreagem na subida ou descida?
Antes de mais nada, é importante saber o que é o controle de embreagem. De maneira simples, é conseguir manter o veículo parado em aclive (subidas) ou declive (descidas) sem utilizar os freios - usando apenas com os pedais de embreagem e acelerador.O uso desses dois pedais é feito ao mesmo tempo para que o carro se mantenha parado. Quando estiver em uma subida, será necessário utilizar a primeira marcha. Em descidas, coloque em marcha ré. Agora, confira nosso passo a passo.
Inicialmente, é recomendado praticar em um lugar mais calmo e seguro o controle de embreagem antes de realizar a prova do Detran ou tentar fazer no trânsito - principalmente em metrópoles. Agora, o primeiro passo é saber controlar a meia embreagem no seu carro para conseguir equilibrar junto com o acelerador.
Um erro muito comum, principalmente no começo, é se concentrar somente no pedal da embreagem e não na aceleração necessária. Por isso, o segundo passo é manter o carro acelerado (sem movimento) enquanto encontra o ponto ideal da embreagem.
Se estiver em uma subida e o carro começar a se movimentar para frente, significa que você passou da meia embreagem e precisará pisar um pouco mais para o veículo ficar parado. Se estiver descendo, é porque pisou mais que o necessário e precisa aliviar um pouco mais o pé do pedal.
2. Como tirar o pé da embreagem corretamente?
Como deu para perceber, encontrar o ponto certo da embreagem (conhecido também como meia embreagem) não é uma tarefa simples para quem está começando. Então, como aprender a tirar o pé da embreagem corretamente? É simples: basta perceber os sinais do veículo.Em modelos mais antigos, ao ir tirando o pé do pedal da embreagem aos poucos, você irá perceber uma certa trepidação no painel e retrovisor, o que indicará que o veículo chegou ao ponto da meia embreagem. Já carros mais novos costumam ser mais silenciosos, porém, ainda sim o volante irá começar a tremer.
3. Controle e meia embreagem são as mesmas coisas?
Não necessariamente. Para realizar o controle da embreagem, é necessário manter o carro em meia embreagem e utilizar ao mesmo tempo o acelerador, como explicamos anteriormente. A meia embreagem é uma técnica, enquanto o controle de embreagem na subida ou descida é uma manobra.No entanto, existem outros nomes, como: "parar o carro sem usar o freio" ou "parada regulamentar no morro". Atente-se em como o instrutor vai chamá-la no momento de sua prova para não se confundir.
4. Para que serve o controle de embreagem?
Além de precisar utilizar a manobra em sua prova do Detran, o controle de embreagem é um recurso a mais que o motorista tem no dia a dia. É muito comum utilizá-lo ao estacionar, seja em subidas ou descidas, mas também pode ser útil em algumas situações cotidianas no trânsito.Digamos que o motorista chegue em um leve trânsito em uma subida íngreme. Em vez de parar o carro e até mesmo utilizar o freio de mão para sair depois, o recurso escolhido pode ser o controle de embreagem para conseguir sair com o carro sem precisar utilizar o freio (comum ou de mão).
5. Fazer controle de embreagem prejudica o carro?
Depende do tempo em que você faz o controle da embreagem e vamos explicar o porquê. A manobra é muito útil em alguns momentos do dia a dia, porém, quando é feita por um longo período, pode sim prejudicar o carro ao longo do tempo. Para entender, veja como funciona o sistema de embreagem.Localizado entre a caixa de câmbio e o motor, a embreagem é responsável por transmitir a força gerada pelo motor para a caixa de câmbio. Entre os seus componentes, estão: disco, platô e o rolamento. Importantíssimos para o conjunto seguir em pleno funcionamento, elas podem se desgastar com o uso do controle de embreagem em excesso.
Enquanto o motorista mantém o controle do carro pela embreagem, o disco fica parado e o platô segue girando. Com isso, acontece um aquecimento das peças que podem gerar superaquecimento de todo o sistema. Exatamente por isso recomendamos o uso dessa manobra somente em situações pontuais e não com frequência.
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