Não tem jeito: mais cedo ou mais tarde, todo motorista vai passar pela complicada situação de ver a bateria do carro arriada. Nesse momento, o caminho indicado é apelar para a famosa "chupeta", que é o nome popular para o processo de transferência de parte da carga de uma bateria carregada para a que está sem carga.
A questão é que, apesar de parecer simples, nem todo mundo sabe como executar essa troca de carga da forma adequada. Conhecer esse procedimento é importante, especialmente porque pode te salvar de maus bocados na estrada e também evitar danos ao veículo.
Para te ajudar nessa situação, listamos aqui uma série de dicas para você "ressuscitar" seu carro da forma certa na hora do aperto. Confira abaixo:
O processo da "chupeta" começa na escolha por cabos de qualidade. Um equipamento ruim pode facilitar o superaquecimento do sistema e até causar um princípio de incêndio.
Uma vez com os cabos indicados, é hora de plugar na bateria. Comece pela que está sem carga: conecte o fio vermelho no polo positivo da bateria. Depois, repita o processo na bateria carregada.
Em seguida, pegue o cabo preto e faça o mesmo processo, começando pela bateria descarregada e depois na com carga. E muita atenção: o posicionamento errado - invertido - dos cabos pode causar curtos-circuitos, queima de componentes e até explosões. Na melhor das hipóteses, um tremendo susto.
Uma vez aquecida, a bateria pode gerar hidrogênio em seu interior e queimar suas partes internas e externas. Com isso, o componente poderá apresentar rachaduras e até explodir, caso o hidrogênio liberado pelo aquecimento escape.
Depois de instalar os cabos, aguarde cerca de cinco minutos para que a bateria "arriada" receba um pouco da carga do componente em boas condições. Com isso, o motorista previne o aquecimento excessivo dos cabos. Só após esse processo dê a partida no carro com a bateria sem carga.
O motor do carro que estava com a bateria descarregada demora alguns instantes até voltar a operar 100%. Por isso, aguarde até que a rotação se estabilize.
Com tudo resolvido, o motorista precisa retirar os cabos. Nesse processo, a retirada segue a regra inversa na ordem: remova primeiramente o cabo dos terminais negativos (pretos) e depois o dos positivos (vermelhos).