Ficar sem combustível no meio da rua, embora seja algo passível de multa, é algo comum de se ver, especialmente em veículos mais antigos, nos quais o ponteiro talvez não funcione mais. Mas e quando acaba a bateria de um carro elétrico? O que deve ser feito?
A resposta é praticamente a mesma: é preciso rebocar o carro para um ponto de abastecimento ou até a "tomada" mais próxima. É aí que começa o problema, já que mesmo em grandes metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, ainda não há tantos locais assim para fazer a recarga.
Mesmo que o procedimento seja relativamente simples (e também passível de multa se flagrado por um agente da CET, assim como acontece com os carros com motor a combustão), a remoção de um carro elétrico até a tomada de recarga pode ser mais demorada justamente pela pouca quantidade de postos de abastecimento.
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o motorista do carro elétrico precisa ter ainda mais cautela justamente para que essa situação não aconteça.
Afinal, são poucos os lugares com pontos de recarga - e em muitos deles, como vagas específicas de shoppings, o caminhão do reboque simplesmente não consegue chegar.
"A recomendação é ficar sempre ligado, pois o carro avisa quando a bateria está acabando. E mesmo quando 'acaba', na maioria deles não zera 100%. EVs têm uma artimanha para fazer o cliente não ficar na rua: aos poucos vai tirando potência do motor. O ideal é carregar até 90%, pois dificilmente a bateria chega a 100%, e circular entre esses 10% e 90% sem deixar o nível cair", explica a ABVE.
"O jeito é mudar a concepção que você tem de dirigir e ter parcimônia. É claro que se você atolar o pé ou usar muito o ar-condicionado, vai gastar mais. Mas se você conseguir usar a tecnologia de um carro elétrico, dosar o pé, souber recuperar energia pelo freio-motor... Ele vai entregar exatamente a autonomia no painel. A partir daí, o jeito é aprender a confiar", completa a entidade.
Vamos ser francos: um carro elétrico pode "apagar" não só pela falta de energia da bateria, mas também por outros problemas técnicos, assim como um modelo movido por motor a combustão - além de ficar sem bateria pelo simples fato de ficar muito tempo parado, o que também acontece com telefones celulares e notebooks.
Nesse caso, a recomendação do Denatran e também da ABVE é exatamente a mesma: reboque o veículo diretamente para uma oficina capaz de atender e resolver o problema do veículo.
Reportagem do WM1 já abordou o tema reboque de carro elétrico. E explicou que esses veículos não podem ser rebocados como os modelos a combustão que param de funcionar por falhas mecânicas ou pane seca.
O resgate de um EV deve ser feito em guinchos do tipo plataforma, aquele em que o veículo vai em cima de um caminhão - o carro elétrico não pode ser puxado com duas rodas no chão.
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