Uma das partes mais importantes do carro, o sistema de arrefecimento tem a função de manter a temperatura ideal do motor. Para isso, os fabricantes recomendam o uso de aditivo no radiador. E é justamente dele que falaremos hoje.
Os aditivos, comumente oferecidos em postos de combustível durante o abastecimento, são ideais para manter limpo e em bom funcionamento o sistema de arrefecimento.
Recomendados pelos fabricantes, eles devem ser usados sempre e trocados em média a cada revisão do carro ou anualmente. Vale destacar que, para adicionar o aditivo, o sistema precisa estar limpo e pronto para o produto. Ou seja, completar o nível no posto não tem lá muita eficiência.
Dentre suas funções, o aditivo tem o poder de aumentar o ponto de ebulição e diminuir o de congelamento da água, o que ajuda a manter o sistema na temperatura ideal.
Além de ajudarem a deixar a água que circula pelo sistema de arrefecimento em condições adequadas, os aditivos são responsáveis pela proteção à corrosão das peças.
Bomba d'água, válvula termostática, tubulações e radiador podem sofrer com corrosão e ferrugem se estiverem em contato com água pura.
Há duas opções de aditivos. Os que já estão prontos para uso, ou seja, basta despejar no sistema, ou os concentrados. Estes, precisam ser diluídos em água, mas não qualquer água. Recomenda-se o uso de água desmineralizada, também vendidas em lojas especializadas de produtos automotivos.
Como o próprio nome diz, sem minerais, ela evita que essas partículas circulem pelo motor e possam prejudicar o sistema de arrefecimento.
Em ambos os casos, a eficácia é a mesma. O ideal é sempre consultar o manual do veículo para verificar o produto recomendado pelo fabricante e suas especificações.