Alinhamento e balanceamento: quando e porque fazer

Esses serviços básicos podem ajudar você a economizar um bom trocado em manutenções corretivas; saiba mais

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Evandro Enoshita
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Você pode até não saber a hora certa de trocar a correia dentada ou os filtros do seu carro. Mas nem é preciso ser um especialista para identificar que a direção trepidando e fora de prumo são sinais claros de que a sua máquina precisa passar por um serviço de alinhamento e balanceamento.

Segundo Roberto Falkenstein, consultor da área de Tecnologias Inovativas da Pirelli para a América Latina, esses serviços não podem faltar na rotina de revisões periódicas de um veículo.

"Durante o uso normal, é muito fácil que, com o tempo, o carro saia de geometria. Por esse motivo, o alinhamento e o balanceamento devem ser feitos a cada 10 mil quilômetros", destaca Falkenstein.

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Alinhamento E Balanceamento 3
Os pneus sofrem muito quando o carro roda com a direção do carro desalinhada
Crédito: iStock
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No alinhamento de direção, é feito o reajuste dos ângulos das rodas para que eles fiquem dentro dos parâmetros da fabricante, permitindo que o carro siga sem "puxar"  para um dos lados. Já no balanceamento, são aplicados pesos nas rodas para evitar vibrações e trepidações durante a rodagem.

Esses serviços são relativamente baratos dentro do universo da manutenção automotiva. Mesmo assim, há quem deixe para depois ou só se preocupe em fazer o alinhamento de direção ou o balanceamento das rodas quando a situação já está crítica.

O problema é que rodar com a direção torta ou trepidando - além de ser muito desconfortável e até inseguro - acelera o desgaste de componentes do sistema de direção e suspensão do veículo.

O balanceamento evita vibrações que aceleram o desgaste de componentes da suspensão e direção
Crédito: iStock
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Mas os primeiros impactados pela falta de manutenção acontecem nos pneus dianteiros, que começam a se desgastar de forma irregular, provocando em muitos casos a necessidade de troca prematura.

Só para se ter uma ideia, um pneu novo na medida 175/65 R14, como o usado no Fiat Mobi Like, pode ser encontrado no mercado por preços que variam entre R$ 200 e R$ 350.

Como o recomendado é a troca do par, estamos falando em uma conta de, pelo menos, R$ 400. Isso sem contar os custos de montagem e outros componentes danificados do veículo...

 

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