Você pode até não saber a hora certa de trocar a correia dentada ou os filtros do seu carro. Mas nem é preciso ser um especialista para identificar que a direção trepidando e fora de prumo são sinais claros de que a sua máquina precisa passar por um serviço de alinhamento e balanceamento.
Segundo Roberto Falkenstein, consultor da área de Tecnologias Inovativas da Pirelli para a América Latina, esses serviços não podem faltar na rotina de revisões periódicas de um veículo.
"Durante o uso normal, é muito fácil que, com o tempo, o carro saia de geometria. Por esse motivo, o alinhamento e o balanceamento devem ser feitos a cada 10 mil quilômetros", destaca Falkenstein.
No alinhamento de direção, é feito o reajuste dos ângulos das rodas para que eles fiquem dentro dos parâmetros da fabricante, permitindo que o carro siga sem "puxar" para um dos lados. Já no balanceamento, são aplicados pesos nas rodas para evitar vibrações e trepidações durante a rodagem.
Esses serviços são relativamente baratos dentro do universo da manutenção automotiva. Mesmo assim, há quem deixe para depois ou só se preocupe em fazer o alinhamento de direção ou o balanceamento das rodas quando a situação já está crítica.
O problema é que rodar com a direção torta ou trepidando - além de ser muito desconfortável e até inseguro - acelera o desgaste de componentes do sistema de direção e suspensão do veículo.
Mas os primeiros impactados pela falta de manutenção acontecem nos pneus dianteiros, que começam a se desgastar de forma irregular, provocando em muitos casos a necessidade de troca prematura.
Só para se ter uma ideia, um pneu novo na medida 175/65 R14, como o usado no Fiat Mobi Like, pode ser encontrado no mercado por preços que variam entre R$ 200 e R$ 350.
Como o recomendado é a troca do par, estamos falando em uma conta de, pelo menos, R$ 400. Isso sem contar os custos de montagem e outros componentes danificados do veículo...