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BMW i3 tem pequeno motor a combustão que ajuda na autonomia, mas é o carro elétrico de entrada da BMW

A bateria do carro elétrico acabou. O que fazer?

Esses modelos não sofrem "pane seca" e processo de guincho pode ser mais complicado por falta de postos de abastecimento

André Deliberato

por André Deliberato

Ficar sem combustível no meio da rua, embora seja algo passível de multa, é algo comum de se ver, especialmente em veículos mais antigos, nos quais o ponteiro talvez não funcione mais. Mas e quando acaba a bateria de um carro elétrico? O que deve ser feito?
A resposta é praticamente a mesma: é preciso rebocar o carro para um ponto de abastecimento ou até a "tomada" mais próxima. É aí que começa o problema, já que mesmo em grandes metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, ainda não há tantos locais assim para fazer a recarga.
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Remoção do carro elétrico

Mesmo que o procedimento seja relativamente simples (e também passível de multa se flagrado por um agente da CET, assim como acontece com os carros com motor a combustão), a remoção de um carro elétrico até a tomada de recarga pode ser mais demorada justamente pela pouca quantidade de postos de abastecimento.
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o motorista do carro elétrico precisa ter ainda mais cautela justamente para que essa situação não aconteça.
Afinal, são poucos os lugares com pontos de recarga - e em muitos deles, como vagas específicas de shoppings, o caminhão do reboque simplesmente não consegue chegar.
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"A recomendação é ficar sempre ligado, pois o carro avisa quando a bateria está acabando. E mesmo quando 'acaba', na maioria deles não zera 100%. EVs têm uma artimanha para fazer o cliente não ficar na rua: aos poucos vai tirando potência do motor. O ideal é carregar até 90%, pois dificilmente a bateria chega a 100%, e circular entre esses 10% e 90% sem deixar o nível cair", explica a ABVE.
"O jeito é mudar a concepção que você tem de dirigir e ter parcimônia. É claro que se você atolar o pé ou usar muito o ar-condicionado, vai gastar mais. Mas se você conseguir usar a tecnologia de um carro elétrico, dosar o pé, souber recuperar energia pelo freio-motor... Ele vai entregar exatamente a autonomia no painel. A partir daí, o jeito é aprender a confiar", completa a entidade.

Pane elétrica: procedimento é o mesmo?

Vamos ser francos: um carro elétrico pode "apagar" não só pela falta de energia da bateria, mas também por outros problemas técnicos, assim como um modelo movido por motor a combustão - além de ficar sem bateria pelo simples fato de ficar muito tempo parado, o que também acontece com telefones celulares e notebooks.
Nesse caso, a recomendação do Denatran e também da ABVE é exatamente a mesma: reboque o veículo diretamente para uma oficina capaz de atender e resolver o problema do veículo.
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O procedimento de reboque é o mesmo que num carro normal?

Reportagem do WM1 já abordou o tema reboque de carro elétricoE explicou que esses veículos não podem ser rebocados como os modelos a combustão que param de funcionar por falhas mecânicas ou pane seca.
O resgate de um EV deve ser feito em guinchos do tipo plataforma, aquele em que o veículo vai em cima de um caminhão - o carro elétrico não pode ser puxado com duas rodas no chão.

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