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Bolhas nos pneus: um perigo para a segurança

Elas aparecem de surpresa e normalmente são geradas por impactos. Saiba como evitar e o que fazer quando elas surgem

por Roberto Dutra

Quando o assunto é pneu, todo cuidado é pouco. Falamos aqui, na semana passada, sobre as principais informações que você precisa saber na hora de escolher um pneu novo para o seu carro. Agora é hora de alertarmos o caro leitor para um perigo que volta e meia surge nos pneus: as bolhas.
Para começar, as bolhas nos pneus podem aparecer de uma hora pra outra. Então, é imperativo fazer uma inspeção visual nos pneus pelo menos uma vez. Não achou nada? Boa viagem! Mas se vir uma bolha em algum pneu, é hora de trocá-lo.
As bolhas podem surgir em qualquer momento e são geradas pela ruptura e/ou afrouxamento das lonas têxteis (carcaça - estrutura do pneu) devido a impacto acidental sofrido pelo conjunto pneu e roda contra obstáculos presentes na via.



Não existe reparo que mantenha a integridade do produto. Por isso, recomenda-se a troca imediata. Vale até levar o pneu para ser avaliado por um técnico especializado, mas muito provavelmente o diagnóstico será o mesmo: pneu condenado e troca imediata. É que o dando que gera a bolha compromete a funcionalidade, e por tabela também a segurança dos ocupantes do veículo.
Alguns modelos de pneus, como os Dunlop e Falken de aros 15 ou maiores, têm garantia que cobre certos danos acidentais justamente como as bolhas decorrentes de avarias. Claro que, para ser efetivada, a garantia deve estar de acordo com os regulamento - e são analisadas caso a caso.

O que causa bolhas nos pneus e como evitar

Se não for possível desviar de algum obstáculo, evite passar por ele com o volante virado para reduzir as chances de impactos nas laterais dos pneus. O certo é passar em baixa velocidade, e se for necessário frear para reduzir a velocidade, faça-o antes do impacto - solte o freio alguns metros antes de atingir este obstáculo, pois a suspensão do veículo voltará ao seu curso normal e ajudará a reduzir a força do impacto.
A situação é agravada se a calibragem do pneu estiver incorreta, pois a deformação na lateral do pneu será ainda maior. Assim, quando o borrachudo tiver que lidar com o impacto, absorvendo parte da energia, não conseguirá fazê-lo de maneira eficiente - e ai poderá acontecer o dano.
Outra causa comum das bolhas são os erros durante o processo de montagem do pneu na roda. A simples falta de lubrificação na hora da montagem ou mesmo o uso de equipamento incorreto podem causar bolhas. Explicamos: pode ocorrer um corte na borda do talão do pneu, e este corte faz com que haja a entrada de ar entre a carcaça e a borracha da lateral do produto.

Calibragem correta evita problemas

Sempre falamos aqui que é preciso verificar a calibragem dos pneus pelo menos uma vez por semana. Além de causar o aumento no consumo de combustível e o desgaste irregular na banda de rodagem, os pneus com a pressão abaixo do recomendado estão mais suscetíveis ao aparecimento de bolhas causadas por impactos.
Todos esses cuidados devem ser ainda mais detalhados e frequentes nos pneus de perfil baixo, pois como sua estrutura lateral é mais rígida, o que dificulta a dissipação da energia durante o impacto.
"Mesmo uma pessoa cuidadosa ao dirigir e atenta à manutenção do veículo e dos pneus está sujeita a passar por um buraco e observar o aparecimento de bolhas nas laterais do pneu. Por isso, é importante seguir as recomendações e em casos de avarias acidentais. E no verão o cuidado precisa ser maior, pois a temperatura do asfalto é mais alta e surgem mais buracos, devido às chuvas”, alerta Rodrigo Alonso, diretor de vendas e marketing da Dunlop.

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