Prestar atenção nos problemas que surgem no seu veículo é importante para manter a segurança e o conforto ao dirigir. Por isso, se você já se perguntou o que é a caixa de direção e qual a sua principal função, vamos te apresentar os principais detalhes e como solucionar os problemas relevantes desse componente do carro.
Basicamente, a caixa de direção é usada para converter toda a rotação do volante em movimento horizontal, ou seja, é responsável pelo giro que as rodas fazem quando viramos o volante do carro. Por isso, qualquer diferença que for sentida ao guiar o veículo deve ser analisada imediatamente para evitar acidentes.
Há dois tipos de caixa de direção: modelo setor e rosca sem fim (normais em carros mais antigos) e do tipo pinhão e cremalheira (mais utilizada nos veículos atuais). A segunda é mais leve e compacta. E a caixa de direção pode contar com assistência, que pode ser hidráulica ou elétrica.
Para descobrir problemas na caixa de direção - mecânica, hidráulica ou elétrica - é preciso analisar alguns sinais que ocorrem ao longo do tempo. Por isso, vamos citar os principais problemas e como identificar. Veja abaixo!
Ao ouvir algum barulho na caixa de direção é preciso prestar atenção, pois é um sinal de que você pode ter problemas posteriores. Um dos mais comuns é o desgaste na cruzeta da coluna de direção além de nível do óleo baixo, mangueiras obstruídas, problemas com retentores e por isso, o recomendado é procurar a ajuda de um profissional.
Quando o sistema de direção é elétrico ou hidráulico não é muito comum precisar aplicar muita força no volante. Por isso, se você sente o volante mais duro, saiba que existe alguma falha na caixa de direção. Veja alguns problemas que podem ocasionar essa rigidez:
Verifique com frequência o nível do fluido da caixa de direção do seu veículo. Os vazamentos podem acontecer por problemas nos retentores e os danos podem ser irreversíveis. O ideal é fazer a substituição do fluído de acordo com a recomendação da montadora do veículo.
Se o seu carro está com folga na caixa de direção, o recomendado é parar o automóvel imediatamente e fazer um teste, tentando girar o volante. Se o movimento não causar nenhum impacto nas rodas, quer dizer que você está com problema. Geralmente essa situação acontece em carros mais antigos e com pouca revisão.
As trepidações que acontecem no volante também podem indicar um problema. Para identificar, faça um pequeno teste com o veículo em baixa velocidade e observe se existe alguma vibração. Se isso acontecer, procure um mecânico de confiança para analisar se o problema também está nos pneus ou nas rodas.
O reparo é importante para manter seu carro em ordem e sempre em bom estado. Além disso, fazer revisões programadas é ótimo para analisar não só a caixa de direção, mas outros pontos do veículo. Por isso, durante a manutenção preventiva, observe se o profissional vai revisar todos os sistemas como a barra de direção, eixos, suspensão, freio, pneus e até mesmo o terminal de direção.
Parece algo óbvio, mas é sempre importante lembrar que as revisões são essenciais para detectar problemas que estão escondidos e podem aparecer durante uma viagem ou naquele momento em que você está no trânsito. Por isso, não se esqueça que qualquer defeito, por mínimo que seja, pode impactar em outras peças e causar ainda mais problemas no seu veículo.