A opção por carros mais altos ganhou força nos últimos anos com o avanço dos SUVs não só no Brasil como no mundo. Para andar nas cidades brasileira, com suas ruas esburacadas, os modelos proporcionam ao motorista muito mais segurança e conforto. Para longas viagens, também transmitem maior sensação comodidade para motorista e passageiros.
A possibilidade de aliar a compra de um modelo alto a um bom preço - tem um carro com essa característica e ainda barato - agrada muita gente. Há no mercado, seja de veículos novos ou usados, boas opções de automóveis que aliam boa altura a um preço competitivo. E não são apenas SUVs. Confira abaixo alguns modelos que separamos para ajudar você a fazer a sua escolha.
Os carros mais altos são todos os modelos que tem maior altura do chão entre os eixos do veículo. Para quem procura opções off-road - fora da estrada - é perfeito, pois você consegue ultrapassar obstáculos com mais facilidade sem precisar comprar um carro muito grande.
O Jeep Renegade teve sua estreia no Brasil em 2015. O modelo, líder de vendas entre os SUVs em 2021, acaba de ter a sua segunda reestilização - a primeira foi em 2018. O Renegade 2022 foi apresentado no mês passado. O SUV compacto recebeu retoques pontuais, ganhou equipamentos e passa a ser vendido apenas com a motorização T270 1.3 turboflex, que estreou no ano passado no Compass. Nessa linha, o SUV compacto perde a motorização turbodiesel.
Visualmente, o Jeep Renegade 2022 ganhou novos para-choques, grade frontal redesenhada, faróis com setas integradas e lanternas traseiras com novo arranjo luminoso em LED em formato de "X". Os retrovisores externos e as rodas de liga leve também são novos. O modelo é oferecido em quatro versões nessa linha 2022, sempre com a mesma motorização, e preço a partir de R$ 128.115.
Ainda é possível encontrar modelos diesel de linhas anteriores com preços na faixa de R$ 150 mil a R$ 160 mil ano/modelo 2021/2022. Se quiser procurar modelos mais antigos, é possível encontrar ofertas com valores entre R$ 80 mil a R$ 90 mil a diesel, de acordo com o ano de fabricação. Já para os modelos flex é possível encontrar oportunidades por valores até R$ 58 mil para modelos da linha 2016, com fabricação 2015.
O modelo da marca sul-coreana é outro que recebeu roupagem nova recentemente. O lançamento do novo Hyundai Creta ocorreu em agosto do ano passado. Lançado já como linha 2022, o carro chegou com design totalmente diferente, nova disposição de motores e diversos incrementos em termos de segurança, conforto e tecnologia.
O novo Hyundai Creta é vendido em quatro versões de acabamento - chamadas Comfort, Limited, Platinum e Ultimate. As três primeiras adotam o motor 1.0 turbo GDi de 120 cv, enquanto a última, topo de linha, mantém o 2.0 aspirado de 167 cv, rebatizado de "Nu" para "SmartStream". O câmbio é sempre automático de seis marchas. Além disso, a configuração antiga permaneceu a venda como versão de entrada, batizada de Action, com preço de R$ 108.190. O valor da nova configuração parte de R$ 119.390.
Se optar por procurar um usado, você encontrará um Hyundai Creta com preços entre R$ 70 mil e R$ 80 mil com fabricação entre 2017 e 2018.
A Ford deixou de produzir carros aqui no Brasil no início de 2021, e, com isso, saíram de linha modelos importantes do mercado, como o Ka e a EcoSport. E uma das versões do Ka é o primeiro carro não-SUV da nossa lista de carros mais altos. O Ford Ka Freestyle é uma boa opção para quem quer um modelo um pouco menor, mas de altura um tantinho mais elevada que as versões convencionais.
Lançado em maio de 2018 para ser a versão aventureira do hatch, o Ka Freestyle trazia como principais característica o câmbio automático de seis velocidades, motor 1.5 mais potente, além de estrutura mais estável e segura. A entrega do propulsor chega a 136 cv de potência e 16,1 kgf.m de torque (marcas alcançadas com etanol). No ano seguinte, a Ford lançou nova versão o Ka Freestyle 1.0. O visual é igual as versões com motor 1.5. Com o motor 1.0 de três cilindros, o modelo entregava até 85 cv de potência e 10,5 kgf.m de torque.
Todo este acerto é específico para um carro que ficou mais altinho. O aventureiro tem suspensão 1,7 cm mais alta em comparação ao Ka convencional, sendo que a altura em relação ao solo é de 19 cm. No mercado de usados encontramos modelos com motor 1.0 com preço entre R$ 52 mil e R$ 67 mil, sempre com câmbio manual. Já o de motor 1.5 tem preços a partir de R$ 56 mil e temos as opções manual e automática.
O penúltimo modelo que vamos apresentar para você é o compacto da Hyundai, o HB20x, outro que saiu de linha, mas que você pode encontrar boas ofertas no mercado de usados. O Hyundai HB20x saiu de linha oficialmente em janeiro deste ano. O aventureiro da marca sul-coreana foi lançado em 2013, um ano após a chegada do HB20 convencional ao mercado. O modelo adotava a mesma receita de outros aventureiros: suspensão elevada e reforçada, pneus de uso misto e muitos apliques escurecidos pela carroceria.
Sempre com motor 1.6 16V que entregava até 128 cv de potência, o HB20x passou por uma reestilização em 2015, isto é, 12 anos após o seu lançamento. E em 2019, a configuração seguiu a mudança de geração da linha. Até o início deste ano, o carro era vendido em três versões de acabamento: Vision, Evolution e Diamond.
No mercado de usados, é possível encontrar unidades do ano de lançamento do carro por valores entre R$ 38 mil e R$ 48 mil. Apesar do fim da produção, há várias boas ofertas de modelos 0 km com preços a partir de R$ 81 mil.
Outra versão de aventureiro fecha a nossa lista de carros mais altos: o Fiat Argo Trekking. O carro perdeu a sua configuração mais potente no início deste ano, quando a versão com motor 1.8 flex de 135 cv deixou de ser fabricada por não atender às regras de emissões do Proconve L7. A retirada do Trekking 1.8 foi anunciada pela marca italiana junto com a chegada da linha 2022 do Fiat Argo.
Nas configurações menos potentes do Argo, entre as quais o Trekking 1.2, com motores 1.0 e 1.3 aspirados, o propulsor perdeu alguns cavalos de potência - mas em compensação ficou mais econômico. O Fiat Argo Trekking foi lançado em abril de 2019 apenas com motor 1.3 e câmbio manual, que entregava até 109 cv de potência e 14,2 kgf.m de torque. A versão 1.8, que agora foi descontinuada foi lançada oito meses depois, em dezembro. Atualmente, o Argo Trekking 1.3 zero-quilômetro está tabelado em R$ 82.770.
No mercado de usados, a versão com motor 1.3 e câmbio manual pode ser encontrada por preços a patri de R$ 66 mil. Já com propulsor 1.8 e transmissão automática os valores dos usados partem de R$ 74 mil a R$ 76 mil. E há, ainda, modelos 0 km com essa motorização que podem ser encontrados por valores a partir de R$ 94 mil.