Cinco botões que nem todo mundo sabe como usar

Fizemos uma lista com algumas funções que costumam gerar dúvidas em motoristas. Você conhece estes aqui?

  1. Home
  2. Dicas
  3. Cinco botões que nem todo mundo sabe como usar
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Dia desses, acessando páginas dedicadas a carros nas redes sociais, encontrei uma postagem de um usuário perguntando sobre qual era a serventia de determinado botão no painel.

A partir dessa dúvida, me peguei pensando no número de funções dos carro que poucos conhecem ou entendem como funcionam. Alguns desses botões são pouco usados - logo é compreensível que gerem essas confusões.

Problemas com seu carro? Conhece a Webmotors Serviços?

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Fizemos uma lista explicando a função de cinco botões que você pode não saber ou ter esquecido. Confira!

Cinco botões que nem todo mundo sabe para que servem

O alarme de movimento ou sensor volumétrico pode ser desativado
Crédito: Reprodução
toggle button

1 - Alarme volumétrico

O botão de desativação do alarme volumétrico é um dos que costumam gerar dúvidas nos motoristas. A função basicamente desativa o sensor de movimentos no interior do carro. O sistema evita, por exemplo, que o alarme dispare em situações em que for preciso manter pessoas ou animais dentro da cabine trancada, por curto período.

A luz de neblina traseira é importante nas situações de baixa visibilidade
Crédito: Reprodução
toggle button

2 - Lanterna de neblina traseira

A iluminação é algo importantíssimo num carro, especialmente em situações com a visibilidade prejudicada. É para essas situações que a lanterna ou luz traseira de neblina serve.

Apenas nessas situações, mas parece que alguns motoristas não entendem o uso e a deixam ligada indiscriminadamente. Por ter uma intensidade maior, assim como a luz de freio, no dia a dia é o tipo de coisa que pode incomodar quem vem atrás.

O botão que indica o acionamento da iluminação é bem parecido com o do farol de neblina. Então fique atento. No caso da luz traseira, o símbolo traz a imagem de um semi-círculo virado para a direita e uma linha sinuosa vertical cortada por três pequenos traços retos.

O sistema antielevação evita que o carro seja movimentado, rebocado ou guinchado se estiver trancado
Crédito: Reprodução
toggle button

3 - Proteção antielevação

Esse botão tem função parecida com a primeira citada aqui, que desativa o alarme. No caso, a diferença está na interrupção não só do alarme, mas também do sistema que identifica a elevação do carro. A função pode ser habilitada, por exemplo, quando o carro precisa ser rebocado.

A função SOS pode ajudar motoristas e passageiros em situações de risco
Crédito: Reprodução
toggle button

4 - SOS

O botão "SOS" - ou botão do pânico -, que geralmente vem na cor vermelha, é uma funcionalidade que vem se tornando padrão em alguns carros. No Brasil, uma das primeiras marcas a trazer o sistema foi a Volvo.

A tecnologia funciona exatamente como um pedido de socorro. Ao acionar o botão, o sistema de comunicação do carro entra em contato de forma independente com uma central de atendimento. O sistema pode ser usado em situações de acidente, assalto ou até sequestro-relâmpago.

A função SYNC mantém o ar-condicionado de duas ou mais zonas com apenas uma temperatura
Crédito: Reprodução
toggle button

5 - SYNC

O botão SYNC chegou junto com os climatizadores digitais com duas ou mais zonas em carros. Sua função é nivelar a temperatura do ar, caso o motorista não queira ter uma para cada zona. Sendo assim, ao acioná-lo só é preciso ajustar um dos seletores de temperatura. Fala sério: você sabia disso?

Comentários
Wid badge