Em 2019 falamos por aqui sobre as diferenças entre carros esportivos e "esportivados". Afinal, o que credencia cada um deles? Fato é que a moda pegou. Hoje em dia, muitos veículos conhecidos do público têm ou tiveram versões "esportivadas", aquelas que são esportivas só no visual.
Mas quais, afinal, são esses carros com versões esportivas?
Um dos lançamentos mais emblemáticos foi o do Chevrolet Onix RS, que carrega a sigla de uma das divisões mais famosas da marca norte-americana, mas não tem, mecanicamente, nada de diferente em relação a uma versão convencional - se baseia no Onix LTZ. Quais outros carros são assim? Abaixo, confira uma lista com cinco nomes.
O maior exemplo é o Onix RS, como comentamos acima. No final de 2020 a Chevrolet apresentou o Onix RS e trouxe de volta para o país a emblemática sigla que faz tanto sucesso nos Estados Unidos e em diversos outros países do mundo. Mas o apelo é só visual - mecanicamente, o Onix RS é exatamente igual ao mesmo carro configurado como LTZ.
O modelo é movido por um motor 1.0 turbo de 116 cv de potência e 16,8 kgf.m de torque, acoplado a uma caixa de transmissão automática de seis marchas. Ótimo conjunto, mas o câmbio podia ser manual, a carroceria ter duas portas e a suspensão poderia ter acerto ligeiramente mais esportivo, não acham?
Outro exemplo da nossa lista de carros com versões esportivas só no visual é o HB20 Sport, vendido pelo Hyundai na versão de visual anterior do hatch. Era mais um "esportivado", já que se baseava em versões que existiam, mas com rodas diamantadas, saias laterais e máscaras escurecidas nos faróis.
Mecanicamente, nada mudava também. O HB20 Sport usava motor 1.0 turbo de até 120 cv e 17,5 kgf.m, combinado a uma caixa de câmbio automática de seis marchas, assim como as outras configurações topo de linha do modelo.
Mais um hatch que teve apelo esportivo visual, mas sem qualquer pimenta na parte mecânica. O Argo HGT era baseado na versão Precision, que tinha motor 1.8 aspirado e câmbio manual ou automático, mas vinha com estética mais nervosa, como as rodas maiores, saias e outros pormenores. As duas configurações deixaram de ser vendidas na linha 2022 por não atenderem às regras de emissões do Proconve L7.
O motor era o 1.8 E.torQ aspirado de até 139 cv e 19,3 kgf.m (com etanol), que podia ser equipado com câmbio automático de seis marchas, mas que também podia ter caixa manual. Suspensões, freios e demais componentes eram os mesmos das demais versões.
Outro hatch com esse espírito era o Sandero GT Line, a versão "vestida" de esportivo do modelo da Renault.
"Vestida" porque o verdadeiro esportivo da linha era o RS, que deixou de ser produzido em 2022 e até ganhou lugar exclusivo no acervo histórico da marca - usava motor 2.0 aspirado de 150 cv e tinha acerto de suspensão mais firme, câmbio mais curto (manual, de seis marchas) e duas portas, como um bom hot hatch.
O GT Line, por sua vez, usava motor 1.0 de até 82 cv e 10,5 kgf.m, caixa de transmissão manual de cinco marchas convencional, e não tinha nenhum ajuste específico se comparado a um Sandero normal, com exceção de alguns retoques visuais e das rodas diferenciadas.
Mais um "esportivado", e outro hatch. Encerramos a lista com o Toyota Yaris S, que tinha absolutamente tudo que um Yaris XS oferece, com o acréscimo de alguns itens visuais, como frisos vermelhos e rodas diamantadas.
O motor também era o mesmo: 1.5 Dual VVT-i 16V aspirado de até 110 cv e 14,9 kgf.m, sempre ligado à caixa de câmbio automática do tipo CVT com simulação de sete marchas.