Cinco dicas para saber se o carro já foi batido

Veja a quais detalhes você precisa ficar atento para descobrir se o veículo de seu interesse já passou por sinistro

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André Deliberato
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Se você procura por um automóvel seminovo ou usado e planeja dar uma navegada nas ofertas da Webmotors, fique nesta reportagem. Antes de formalizar uma proposta ou assinar o documento de transferência, uma boa ideia é saber se o veículo já passou por algum sinistro. Por isso, trazemos para você cinco dicas para saber se o carro já foi batido.

É importante que você procure conhecer o vendedor e, antes mesmo de ver o automóvel, perguntar sobre todos os procedimentos que o veículo já tenha enfrentado - é de se esperar que a resposta seja verdadeira, afinal.

Seja direto: questione se o modelo já bateu alguma vez, se já precisou fazer algum conserto grande ou mesmo se qualquer ajuste de fábrica teve de ser feito na concessionária.

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Chevrolet Onix Plus Premier 2020
Farol, portas, capô e todas as partes móveis da carroceria precisam estar alinhados. Fique atento a isso
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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Esse carro já foi batido?

1. Repare na simetria

A primeira coisa a ser analisada é a simetria entre faróis, lanternas, vidros e portas - e tudo que possa ser mexido de maneira relativamente simples, inclusive painel e outras partes da cabine. Em resumo, é bom reparar no alinhamento de todos os pontos estratégicos do carro.

Fique de olho para ver se o carro mantém o alinhamento natural, desde o capô, passando por lateral, até chegar ao porta-malas.

Repare sempre no espaçamento entre as portas e a carroceria. Abra e feche o capô para ver se ele encaixa corretamente - e faça o mesmo com as portas e também com a tampa do porta-malas.

2. Pintura

Quando for avaliar o carro pessoalmente, procure observá-lo em um local bem iluminado - a luz do sol é a melhor e mais natural para isso. Evite locais escuros e/ou garagens.

Repare bem na pintura: se você notar alguma alteração no tom, aproxime-se e passe a mão na área suspeita para ver se existe impureza ou irregularidades no acabamento - isso pode mostrar que aquela superfície foi repintada e, possivelmente, batida.

3. Confira o local do estepe

A parte de trás do carro é fácil de ser arrumada por funileiros, mas uma coisa que nunca é feita após a batida é a correção do local onde fica o estepe - que normalmente é posicionada dentro (e abaixo) do espaço porta-malas.

Fique de olho: essa região pode entregar o tamanho de uma batida. Como o formato é originalmente oval, é possível que o serviço esteja "porcamente" refeito, com alguns pontos de solda visíveis.

A dica é retirar o conjunto do estepe e conferir em detalhes.

Porta-malas do Fit rebatido
Fique atento ao compartimento do estepe no porta-malas: pontos de solda e deformações podem indicar sinistros
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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4. Histórico/laudo cautelar

Peça ao dono do carro o histórico do veículo e observe se há sinistro de colisão. Lembre-se que nem sempre um carro batido terá o registro de acidente.

Fique ligado: veículos que têm apontamentos na documentação sofrem depreciação de 20% a 30% na hora da revenda.

Mas, como falamos, nem todas as batidas danificam o carro a ponto de fazer o registro no histórico. Afinal, algumas são leves e exigem apenas retoques de funileiros da lataria - e na pintura.

5. Leve para análise

Se mesmo após você conferir tudo isso ainda houver dúvidas, peça a análise de um profissional, pois a forma mais eficiente de saber sobre esse tipo de problema é consultar justamente um funileiro.

Acredite: eles têm olhos clínicos para perceber batidas (até mais leves) e saberão avaliar se o carro já sofreu, ou não, danos e/ou problemas estruturais, além do valor estimado para a compra.

Há também empresas de vistoria cautelar que fazem o levantamento, de documentação, multas, sinistros e até verificação da lataria.

Vídeo: veja dicas para saber se o carro já foi batido

 

 

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