O fim de semana de carnaval está chegando e muita gente deve pegar a estrada para curtir a folia. Nessas horas, ficamos ansiosos e esquecemos de alguns cuidados importantes antes de assumir o volante, como a arrumação das bagagens.
Pode parecer besteira, mas o posicionamento incorreto das coisas que você e sua família irão levar pode até provocar acidentes ou agravá-los. Para evitar que isso aconteça, fizemos um "top cinco" com as principais dicas na hora de acomodar as malas.
Organizar as malas por peso é importante e pode evitar alguns problemas. O primeiro deles é a quebra de itens mais frágeis colocados embaixo de malas pesadas. Para evitar isso, o ideal é que as bagagens mais pesadas fiquem na base do porta-malas, junto ao assoalho.
Se possível, também acomode essas malas mais para o fundo, posicionadas bem próximas ao banco traseiro. Isso deve facilitar na questão do balanço de peso do carro. Com essas bagagens sobre o eixo traseiro, o centro de gravidade do carro fica mais preservado e sua estabilidade não é prejudicada.
É comum pegar a estrada e ver aqueles carros abarrotados de malas, roupas de cama e mochilas, inclusive tampando a o vidro traseiro. A prática pode até te dar mais espaço para bagagens, mas também reduz sua visão e dificulta manobras.
Além disso, os objetos soltos acima do limite do porta-malas nessas circunstâncias podem provocar acidentes. Estudos, inclusive, indicam que objetos soltos dentro de carros circulando a uma velocidade de 80 km/h podem ter seu peso aumentado em até 80 vezes em um deslocamento repentino, como curvas bruscas e acidentes.
Se você já teve um sedã, deve saber que alguns modelos pedem um cuidado extra na hora de acomodar as bagagens no porta-malas. Isso porque as alças de abertura do compartimento nesse segmento podem ter o famigerado sistema "pescoço de ganso".
Nessa configuração, a haste que faz o movimento da tampa acaba ocupando um espaço no compartimento, podendo até danificar malas e objetos. Por isso, atenção ao fechar a tampa.
Cada carro tem uma capacidade de carga definida, que inclusive é informada no manual do proprietário. Esse número deve considerar o seu peso, os dos demais ocupantes e também das bagagens trasportadas. Não precisa ser nada exato, é claro, mas é importante que a conta seja feita antes de pegar a estrada.
Num Hyundai HB20, por exemplo — o hatch foi o carro de passeio mais emplacado em 2022 —, a capacidade de carga útil é de 408 quilos. Nesse caso, considerando quatro adultos com peso médio de 70 quilos, ainda restariam 128 quilos para bagagens.
Vale destacar que o peso acima do limite pode acarretar uma série de problemas, como lentidão na aceleração, redução da capacidade de frenagem e comprometimento da estabilidade do veículo em curvas.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade