O clima é quase sempre instável no Brasil. Ondas de calor no inverno, secas nos períodos de chuva, por exemplo. Algo que pode acontecer são as pancadas de chuva ao longo do dia, que exige atenção redobrada por parte do motorista por conta de alguns inconvenientes. Um desses inconvenientes é, sem dúvida, o embaçamento dos vidros, especialmente do para-brisa. Quando isso acontece, a visibilidade fica limitada e a segurança, ameaçada.
O vidro do carro fica embaçado por conta da diferença de temperatura entre o interior e o exterior do veículo. Com o ar mais quente dentro do carro, há um processo de condensação da umidade na cabine, ao entrar em contato com os vidros mais frios por conta da chuva.
Segundo a fabricante de autopeças Monroe, a solução no caso dos carros que têm ar-condicionado é simples: basta ligar o equipamento para igualar as temperaturas interna e externa. A ação alivia a variação e elimina a condensação dos vidros.
Alguns modelos de ar-condicionado têm funções que aceleram esse processo ao direcionar todo o ar do equipamento para o vidro dianteiro. Nesse caso, não há para onde fugir: o jeito é usar a refrigeração, mesmo.
Nos carros que não têm ar-condicionado, contudo, a Monroe indica usar o ar-quente voltado diretamente para o para-brisa. A ação aumenta a troca do ar interno com o externo e pode amenizar a diferença de temperatura, aliviando a situação de embaçamento dos vidros.
Já nos veículos mais antigos, que nem ar-quente têm, o caminho é usar o quebra-vento para direcionar o fluxo de ar para o para-brisa. A prática não é tão rápida quanto as duas primeiras, mas também funciona para melhorar a visibilidade.
Deixar uma fresta dos vidros laterais também pode melhorar a situação. Isso desde que não entre muita água, é claro. Apesar de não serem esteticamente agradáveis, as calhas de chuva previnem a entrada da chuva e ajudam nessa ação de troca de ar.
Existem ainda produtos anti-embaçamento que podem ajudar nessas horas e são facilmente encontrados em lojas de produtos automotivos. Popularmente, alguns mencionam dicas para impedir o embaçamento como passar fumo ou batata, mas a eficiência é bem duvidosa.
Por isso, sugerimos ir pelos formas acima. E, de maneira alguma, use as mãos para desembaçar os vidros - elas têm gordura e costumam piorar a situação.