Só que existem dois tipos de "supervisão" das borrachas. Os equipamentos mais simples, chamados indiretos, apenas alertam ao motorista sobre alguma diferença no comportamento dos pneus. Os mais sofisticados, denominados diretos, monitoram a calibragem em tempo real e até informam os níveis de pressão cada uma das quatro peças.
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Indireto e simples
Vamos falar primeiro do sistema indireto de monitoramento dos pneus - também conhecido como passivo. É um dispositivo mais barato para os custos dos fabricantes, porém com funcionamento mais simples. Consiste em um equipamento que se vale dos sensores de rotação para cada roda, que fazem parte do ABS dos freios.Se um dos aros girar mais rápido que os demais, isso com o carro em movimento e em linha reta, o dispositivo emite um alerta, pois entende que pode haver menor pressão de um pneu. Afinal, quando está mais vazio, o pneu terá um raio de giro "menor".
Temperatura e pressão
Já o monitoramento de pressão de pneus chamado de direto ou ativo é mais sofisticado - e tem o pomposo nome de Tire Pressure Monitoring System. Neste, realmente há um sensor em cada roda, próximo às válvulas. Estes dispositivos fazem a leitura da pressão de cada pneu e medem a temperatura da borracha.Um módulo eletrônico do sistema recebe as informações constantemente. E muitos carros, um gráfico ou imagem mostra como está o nível de calibragem de cada pneu, seja no quadro de instrumentos ou na central multimídia. Se as condições de temperatura e pressão não estiverem dentro das configurações originais do carro, é disparado um aviso e um alerta para o motorista.
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