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Como funciona o monitoramento dos pneus

Existem dois tipos do sistema, que verificam o desempenho das rodas e disparam alertas para o motorista

por Fernando Miragaya

Um item relativamente simples, mas que é de extrema importância para a segurança do motorista, como também para a economia de combustível. Falamos do monitoramento dos pneus. Um equipamento que já está bem mais popular e que é importante para o condutor saber se está tudo ok com os calçados do veículo.
Só que existem dois tipos de "supervisão" das borrachas. Os equipamentos mais simples, chamados indiretos, apenas alertam ao motorista sobre alguma diferença no comportamento dos pneus. Os mais sofisticados, denominados diretos, monitoram a calibragem em tempo real e até informam os níveis de pressão cada uma das quatro peças.
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Indireto e simples

Vamos falar primeiro do sistema indireto de monitoramento dos pneus - também conhecido como passivo. É um dispositivo mais barato para os custos dos fabricantes, porém com funcionamento mais simples. Consiste em um equipamento que se vale dos sensores de rotação para cada roda, que fazem parte do ABS dos freios.

Se um dos aros girar mais rápido que os demais, isso com o carro em movimento e em linha reta, o dispositivo emite um alerta, pois entende que pode haver menor pressão de um pneu. Afinal, quando está mais vazio, o pneu terá um raio de giro "menor".

Temperatura e pressão

Já o monitoramento de pressão de pneus chamado de direto ou ativo é mais sofisticado - e tem o pomposo nome de Tire Pressure Monitoring System. Neste, realmente há um sensor em cada roda, próximo às válvulas. Estes dispositivos fazem a leitura da pressão de cada pneu e medem a temperatura da borracha.
Um módulo eletrônico do sistema recebe as informações constantemente. E muitos carros, um gráfico ou imagem mostra como está o nível de calibragem de cada pneu, seja no quadro de instrumentos ou na central multimídia. Se as condições de temperatura e pressão não estiverem dentro das configurações originais do carro, é disparado um aviso e um alerta para o motorista.

E no rodízio de pneus?

Nos sistemas diretos, é preciso reprogramar o módulo eletrônico do sistema de monitoramento dos pneus em uma concessionária, de preferência. Mas em modelos mais sofisticados, o próprio dispositivo identifica a mudança do giro e de lado, e atualiza automaticamente os parâmetros para funcionamento da tecnologia.

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