Cidades como São Paulo e Belo Horizonte sofreram com as chuvas fortes de verão, que deixaram vários pontos das duas capitais cobertos de água nos últimos dias. E mais uma vez foram comuns as cenas de carros praticamente submersos ou tentando atravessar enormes trechos alagados.
As enchentes são prejudiciais aos automóveis, mas não é preciso se desesperar. Uma limpeza geral e cuidadosa pode salvar seu veículo. Reunimos algumas dicas para limpar corretamente a parte interna do carro depois do alagamento.
Confira como limpar o carro após enchentes
Retire toda a parte interna, inclusive os bancos; Remova o carpete e efetue uma limpeza com produtos de combate a bactérias, mofo e germes. A água suja pode trazer diversas bactérias e causar mau cheiro no interior do carro. Deixe secar bem, de preferência no sol; Remova todo o feltro antirruído do veiculo e jogue fora. Após molhar, o feltro perde parte de sua capacidade e se torna inútil, além de estar contaminado com água suja; Após a retirada dos carpetes e feltros, lave todo o assoalho com xampu biodegradável. O produto pode ser encontrado em diversas lojas especializadas em carros. Ao concluir a lavagem, seque tudo com bastante atenção; Cubra o assoalho novamente com um novo feltro antirruído — que também é vendido em lojas especializadas de produtos automotivos — e o carpete; Monte todo o interior do veículo e fique atento à fixação correta das peças. Atenção também ao posicionamento dos bancos, para não deixar nenhum deles torto ou solto. São dicas que também evitam que a ferrugem se espalhe pelo assoalho e oxide o número do chassi. Caso isso aconteça, é necessário fazer a remarcação do chassi, um processo burocrático, caro, demorado e que ainda pode desvalorizar seu carro.