Como polir farol: quem dera fosse apenas questão de estética. Manter os faróis limpos garante a segurança na hora de dirigir, porque evita acidentes. Ah! E caso não saiba, é contra a lei andar com faróis sujos. Por um motivo ou outro, então, é hora de cuidar deles! Até porque – também! – deixá-los novos ajudará na hora de vender o carro.
O polimento de farol pode ser feito tanto em casa quanto em oficinas. Se você é daqueles que adora reservar a manhã de domingo, por exemplo, para cuidar do seu carro, você pode polir o farol na mão.
Para isso, basta uma boa massa de polir e alguns utensílios. Só é bom evitar ficar exposto ao sol, o que pode danificar as peças. Em um dia ensolarado, escolha um canto com sombra e mãos à obra.
Antes de começar o trabalho, entretanto, avalie o estado das lentes. Dependendo de como estiverem, serão necessários produtos de “limpeza pesada”. E caso sua pele seja sensível, use luvas para protegê-las da química dos produtos.
Eis uma lista básica de produtos para você mesmo fazer um excelente polimento de farol:
A lavagem dos faróis é bastante simples, mas é preciso estar atento aos produtos que utilizar: escolha sempre os específicos para automóveis. Primeiro, lave as lentes do conjunto ótico com água corrente e sabão neutro. Em seguida, seque os faróis e repita a operação até ficar satisfeito.
Agora é hora de usar a lixa! Não se esqueça de escolher a mais fina possível. E para não riscar a lataria durante o uso da lixa, aplique fita crepe ou fita isolante entre as partes do farol. Em seguida:
É importante passar a lixa em todo o farol, não apenas nas partes visivelmente sujas. Faça isso com paciência e cuidado.
O ponto exato da limpeza total será quando os faróis voltarem a ficar transparentes e brilhantes. De acordo com o nível da sujeira, isso pode demorar um pouco, o que exigirá bastante paciência para não deixar o trabalho pela metade.
A primeira parte da limpeza do farol é a lavagem; a segunda, passar da lixa. Encerrada a segunda parte, então, é hora da massa de polir!
Todo esse processo se aplica também para polir farol de acrílico amarelado. No entanto, é um trabalho que exigirá ainda mais paciência.
Caso deseje cuidar do farol do seu carro para que ele não fique amarelado, atenção às dicas abaixo, no dia a dia:
Se preferir usar uma politriz, só tenha bastante cuidado. Use-a na velocidade mais baixa. Na oficina mecânica, os profissionais mais experientes usam verniz e uma politriz profissional na hora de polir o farol, e isso garante resultados duradouros – média de três anos.
Há quem acredite que para polir o farol perfeitamente seja necessário desmontá-lo. Isso, contudo, não é verdade. Se você não souber como desmontar – e montar depois! – não faça isso. Se desejar polir o farol por dentro, procure um profissional.
A preferência por faróis desmontados na hora de polir é porque lavar as peças de maneira separada pode ser mais prático – sem falar que dispensa o uso de fita crepe. Mas para montá-lo depois pode ser bastante complicado.