Como saber se a embreagem está ruim? Se você suspeita que seu carro está com esse problema, mas não quer gastar com oficina sem antes ter certeza, confira nossas dicas e aprenda mais sobre o seu próprio veículo.
É possível identificar alguns sinais que indicam que a embreagem do seu carro pode estar com problemas ou começando a apresentar alguma falha.
O conjunto mecânico da embreagem tem um papel importante para a dirigibilidade e tem um impacto direto na segurança do motorista e dos passageiros, além de também impactar o desempenho de um automóvel com câmbio manual.
A embreagem tem como principal função interromper a transmissão de torque do motor para o câmbio, isso para permitir a troca de marchas. Sem ela, seria difícil a sincronização entre as engrenagens. Assim, as marchas poderiam colidir, na tentativa do encaixe.
Todos os carros com câmbios convencionais precisam da embreagem para realizar o que acabamos de descrever. Carros automáticos não utilizam a peça em sua forma convencional, porque as trocas de marcha ocorrem na medida em que o carro sente a necessidade de mais força. É um processo que não precisa do motorista para acontecer.
Alguns sinais podem dizer que o disco de embreagem está ruim. Por exemplo, se você ouve ruídos, como se fossem arranhados, durante a troca de marcha. Isso pode ser um “belo” sinal de que a peça está desgastada.
Outro indicativo é constatar que o pedal da embreagem está pesado ou afundando com facilidade. Se o pedal da embreagem está pesado e você precisa fazer mais força que o normal, isso pode indicar a existência de cabos enferrujados ou partes com defeito.
Já, se o seu pedal está afundando com facilidade, ou seja, mais “macio”, pode ser a hora de investigar e verificar se existe algum vazamento no sistema hidráulico ou desgaste de peças.
Você também pode reparar se o seu veículo está com trepidação excessiva. E, ainda, se “patina” ou dá trancos nas partidas e arrancadas. O carro demorar para tracionar pode ser outro indicador que vai ajudar como saber se a embreagem está ruim.
Se o motorista acelera, mas o carro demora para ganhar velocidade, significa que o motor está funcionando, mas a força não está chegando como deveria nas rodas. Isso pode indicar que o disco está desgastado.
Caso o seu carro esteja apresentando perda de potência, especialmente quando está em rodovias e em alta velocidade, isso pode ser um indício de que algo não está bem com a embreagem do seu carro.
Quando a peça está ruim, o carro fica mais fraco, e isso pode ser consequência dos danos no disco do sistema, desregulando o volante do motor.
O sinal de que a embreagem pode estar queimada é a dificuldade para fazer a troca de marchas. Resistência no momento de mudar a marcha é um forte indicativo de que o conjunto queimou ou está prestes a queimar. Sendo assim, é fundamental levar o carro a uma oficina para que os danos não se tornem ainda maiores.
Quando o câmbio está ruim, você geralmente percebe um barulho estranho. A também chamada de caixa de marcha faz a transmissão do movimento gerado pela força do motor para as rodas do veículo, garantindo a velocidade ao carro.
Quando há um problema, o motorista também pode perceber:
Estes problemas ocorrem principalmente por causa do atrito gerado ao sistema. E, na prática, quando a fricção entre o disco da embreagem e o volante do motor é excessiva, já que as marchas perdem estabilidade.
O mais indicado a fazer quando a embreagem está ruim é buscar uma oficina especializada para fazer manutenção corretiva. Com o conhecimento de um mecânico de confiança ou com a ajuda do serviço da concessionária, será possível reparar o sistema, trocar os componentes e demais peças desgastadas.
O intervalo de troca da embreagem de um carro ocorre a cada 100 mil ou 150 mil quilômetros rodados. Mas o mau uso pode fazer com que esse tempo diminua. Quando a embreagem não está do jeito mais adequado, ela interfere não apenas na vida útil da peça, como na dirigibilidade.
Torque do motor, por exemplo, precisa da máxima segurança para evitar a “patinação” da embreagem ou falha na sincronização dos movimentos entre propulsor e câmbio.
Pode haver também perdas no sistema de comando, composto por uma série de elementos transmissores de forças: mancais, cabos, alavancas, molas de retrocesso. Os danos também ocorrem pelo atrito, que interfere na força necessária para acionamento do pedal.
Por fim, o pedal. A mola membrana tem papel fundamental nesse processo. Se a embreagem se desgasta, há alteração na posição dessa mola, aumentando a força (e o desconforto) do motorista ao pisar. Uma dica para evitar o desgaste precoce do sistema é evitar “descansar” o pé no pedal da embreagem enquanto dirige.