Como saber se a embreagem está ruim? Veja aqui!

Descubra os sinais de que há algo de errado com o componente e veja dicas de como prolongar a sua vida útil

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Luiz Gabriel Saldanha
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Como saber se a embreagem está ruim? Se você suspeita que seu carro está com esse problema, mas não quer gastar com oficina sem antes ter certeza, confira nossas dicas e aprenda mais sobre o seu próprio veículo.

É possível identificar alguns sinais que indicam que a embreagem do seu carro pode estar com problemas ou começando a apresentar alguma falha.

O conjunto mecânico da embreagem tem um papel importante para a dirigibilidade e tem um impacto direto na segurança do motorista e dos passageiros, além de também impactar o desempenho de um automóvel com câmbio manual.

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O que é embreagem?

A embreagem tem como principal função interromper a transmissão de torque do motor para o câmbio, isso para permitir a troca de marchas. Sem ela, seria difícil a sincronização entre as engrenagens. Assim, as marchas poderiam colidir, na tentativa do encaixe. 

Mas todos os carros têm embreagem?

Todos os carros com câmbios convencionais precisam da embreagem para realizar o que acabamos de descrever. Carros automáticos não utilizam a peça em sua forma convencional, porque as trocas de marcha ocorrem na medida em que o carro sente a necessidade de mais força. É um processo que não precisa do motorista para acontecer.

Como saber se o disco de embreagem está ruim?

Alguns sinais podem dizer que o disco de embreagem está ruim. Por exemplo, se você ouve ruídos, como se fossem arranhados, durante a troca de marcha. Isso pode ser um “belo” sinal de que a peça está desgastada.

Outro indicativo é constatar que o pedal da embreagem está pesado ou afundando com facilidade. Se o pedal da embreagem está pesado e você precisa fazer mais força que o normal, isso pode indicar a existência de cabos enferrujados ou partes com defeito.

Já, se o seu pedal está afundando com facilidade, ou seja, mais “macio”, pode ser a hora de investigar e verificar se existe algum vazamento no sistema hidráulico ou desgaste de peças.

Você também pode reparar se o seu veículo está com trepidação excessiva. E, ainda, se “patina” ou dá trancos nas partidas e arrancadas. O carro demorar para tracionar pode ser outro indicador que vai ajudar como saber se a embreagem está ruim.

Se o motorista acelera, mas o carro demora para ganhar velocidade, significa que o motor está funcionando, mas a força não está chegando como deveria nas rodas. Isso pode indicar que o disco está desgastado.

Embreagem ruim perde potência

Caso o seu carro esteja apresentando perda de potência, especialmente quando está em rodovias e em alta velocidade, isso pode ser um indício de que algo não está bem com a embreagem do seu carro.

Quando a peça está ruim, o carro fica mais fraco, e isso pode ser consequência dos danos no disco do sistema, desregulando o volante do motor.

Cuidado para não superaquecer os componentes da sua embreagem
Crédito: Divulgação
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Será embreagem queimada?

O sinal de que a embreagem pode estar queimada é a dificuldade para fazer a troca de marchas. Resistência no momento de mudar a marcha é um forte indicativo de que o conjunto queimou ou está prestes a queimar. Sendo assim, é fundamental levar o carro a uma oficina para que os danos não se tornem ainda maiores.

Caixa de marcha está ruim, e agora?

Quando o câmbio está ruim, você geralmente percebe um barulho estranho. A também chamada de caixa de marcha faz a transmissão do movimento gerado pela força do motor para as rodas do veículo, garantindo a velocidade ao carro.

Quando há um problema, o motorista também pode perceber:

  • Cheiro de óleo queimado;
  • Marchas que não encaixam suavemente nas trocas;
  • Vazamentos de óleo;
  • Carro que vibra excessivamente na hora de trocar as marchas.
  • Estes problemas ocorrem principalmente por causa do atrito gerado ao sistema. E, na prática, quando a fricção entre o disco da embreagem e o volante do motor é excessiva, já que as marchas perdem estabilidade.

    O que fazer quando a embreagem está ruim?

    O mais indicado a fazer quando a embreagem está ruim é buscar uma oficina especializada para fazer manutenção corretiva. Com o conhecimento de um mecânico de confiança ou com a ajuda do serviço da concessionária, será possível reparar o sistema, trocar os componentes e demais peças desgastadas.

    Qual é a vida útil de uma embreagem?

    O intervalo de troca da embreagem de um carro ocorre a cada 100 mil ou 150 mil quilômetros rodados. Mas o mau uso pode fazer com que esse tempo diminua. Quando a embreagem não está do jeito mais adequado, ela interfere não apenas na vida útil da peça, como na dirigibilidade.

    Torque do motor, por exemplo, precisa da máxima segurança para evitar a “patinação” da embreagem ou falha na sincronização dos movimentos entre propulsor e câmbio.

    Pode haver também perdas no sistema de comando, composto por uma série de elementos transmissores de forças: mancais, cabos, alavancas, molas de retrocesso. Os danos também ocorrem pelo atrito, que interfere na força necessária para acionamento do pedal.

    Por fim, o pedal. A mola membrana tem papel fundamental nesse processo. Se a embreagem se desgasta, há alteração na posição dessa mola, aumentando a força (e o desconforto) do motorista ao pisar. Uma dica para evitar o desgaste precoce do sistema é evitar “descansar” o pé no pedal da embreagem enquanto dirige.

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