A autonomia dos carros elétricos é um dos quesitos de maior polêmica até hoje. Muita gente pensa que os veículos ainda rodam muito pouco com uma carga de bateria. Mas você sabe como é feito esse cálculo?
Diferente dos carros a gasolina, em que se divide a média de km/l pela capacidade do tanque de combustível, nos carros elétricos a situação é um pouco mais complexa.
Tudo por conta da capacidade da bateria. Para saber a real autonomia dos carros elétricos, diversos tipos de testes são feitos a fim de conseguir um número preciso.
Para obter tal informação, os fabricantes utilizam o ciclo WLTP (Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedure). O procedimento de teste global para veículos leves reúne uma série de parâmetros que ajudam a desvendar tal média.
São quatro fases de testes, que buscam simular a maior quantidade de situações cotidianas possíveis. A partir desses quatro resultados, uma média é feita e, assim, a autonomia do veículo é divulgada pelo fabricante.
Apesar de bastante complexo, o número se baseia em uma situação controlada. Ou seja, varia de acordo com a forma como o carro é conduzido, o peso do pé do motorista e até mesmo a temperatura ambiente, já que as baterias são sensíveis ao calor.
Ainda assim, trata-se de um número confiável, em que os motoristas podem se basear na hora de escolher e comprar seu carro elétrico.