Muita gente que troca de veículo e pega pela primeira vez um carro automático demora um tempo para se acostumar com a ausência do pedal de embreagem - e isso tem se tornado cada vez mais comum.
Em um mercado como o nosso, hoje, cerca de 70% dos automóveis zero-quilômetro à venda já são automáticos. A prática, portanto, vai se tornar ainda mais normal nos próximos anos.
Se este for o seu caso, veja só: resolvemos fazer um guia para te ajudar a não passar vergonha e, em alguns casos, não precisar visitar o mecânico mais cedo. Confira!
A primeira dica que podemos dar é para você sentar sobre sua perna esquerda e deixar só a direta para usar o acelerador e o freio - como você faz naturalmente com um carro com câmbio manual.
É o jeito mais fácil de não se confundir e enfiar o pé esquerdo - acostumado com a pressão e curso do pedal de embreagem - no freio, que é muito mais sensível.
Quem tem modelos com câmbio manual costuma ter o - tolo - costume de segurar o carro em uma subidas com o equilíbrio entre o pedal de embreagem e o acelerador, sem travar o veículo com os freios - "tolo" porque isso prejudica o sistema de embreagem.
Com o carro automático dá para fazer algo parecido apenas com o acelerador, mas não faça.
Opte por usar os freios, assim como da maneira correta no caso de automóveis com transmissão manual. "Usar a marcha lenta ou a aceleração para 'segurar' o carro esquenta o óleo da transmissão e aumenta o consumo de combustível sem necessidade", avisa a Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil).
Outro vício é acionar a marcha à ré antes de o carro parar completamente ou mesmo ativar a função "P" (de Park) antecipadamente. "Com o tempo isso danifica componentes do conjunto. O risco é maior em caixas de câmbio mais velhas, que não têm controle eletrônico que impede esses acionamentos", explica a SAE.
A bateria não deu sinal de vida? A solução prática seria uma "chupeta" e a mais recomendada seria chamar alguém que possa fazer a troca do componente.
Forçar um carro automático a pegar no tranco é mais complicado do que um modelo com caixa manual porque abusa - demais - da vida útil de vários componentes do sistema de transmissão.
Muita gente tem o costume de "abandonar" o freio de estacionamento quando compra um carro automático porque a função "Park" (P) trava o eixo de força de tração do carro.
Mas fique atento, isso também força algumas peças e componentes da caixa de câmbio e do próprio freio de estacionamento - que passa a ser usado de forma severa justamente pela... falta de uso.
Portanto, se você tem um carro manual e vai partir para um automático, nunca deixe de travar o carro com o freio de estacionamento, mesmo que o vício queira fazer você perder esse costume.