Conheça a blindagem com Tensylon, leve e eficiente

A convite da Carbon, conhecemos as diferentes tecnologias de segurança balística para automóveis. Confira os detalhes!

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Alexandre Ciszewski
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A convite da empresa de blindagem Carbon, fomos até o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí, no interior do estado de São Paulo, para conhecer as diferentes tecnologias de segurança balística oferecidas pela empresa.

Chamado de Carbon Blindagem Performance Day, o evento exclusivo teve como objetivo demonstrar na prática algumas diferenças no uso do Tensylon e dos vidros Extra Clear em blindagens.

Blindagem Carbon Tensylon E Aço
Tensylon e Aço, diferentes tecnologias de segurança balística para automóveis
Crédito: Alexandre Ciszewski/WM1
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Conheça a blindagem com Tensylon, leve e eficiente

Estavam disponíveis dois SUVs BMW iX xDrive40 preparados para testes comparativos: um protegido com blindagem de aço e vidros blindados convencionais, e outro com blindagem de Tensylon e vidros Extra Clear - ambos com o padrão de proteção balística III-A, o nível mais alto permitido pela legislação brasileira.

Mas você sabe o que é o Tensylon? Trata-se de um material de polietileno de alta performance e peso molecular ultra-alto, sendo uma inovação utilizada pela Carbon. O Tensylon oferece segurança balística por meio de uma combinação de desempenho, peso e design. O material chega a ser até 80% mais leve que o aço, sem perder eficiência.

Segundo a empresa, todos os materiais são certificados e a aplicação mantém as características de conforto, segurança e condução dos veículos, uma vez que os projetos de blindagem são desenvolvidos sob medida para cada modelo.

Blindagem Carbon Em Tensylon E Aço
De acordo com a Carbon, a melhor opção é a blindagem com aço e Tensylon
Crédito: Divulgação
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A verdadeira segurança na blindagem: Aço e Tensylon

"A blindagem sem aço ou sem Tensylon não é segura. Tem que ter uma mistura dos materiais para oferecer a máxima segurança dos passageiros em um carro blindado”, afirmou, categoricamente, Martin Vollmer, Managing Director da EDAG do Brasil, durante o evento. A EDAG é uma empresa alemã de engenharia e design automotivo, especializada em soluções de segurança para a indústria da mobilidade global.

"Um carro blindado só com aramida não é seguro; há regiões e áreas dentro do carro que precisam do aço ou do Tensylon para garantir a máxima segurança dos passageiros – a blindagem só com a aramida talvez tenha vantagens em outras coisas, mas não para a segurança do cliente final”, completou Martin.

Blindagem Carbon Em Aço
O carro blindado em aço fica mais pesado e com dirigibilidade reduzida em relação ao blindado com Tensylon
Crédito: Divulgação
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Na prática, o BMW iX xDrive40 blindado com aço e vidro convencional apresentou um comportamento diferente na pista, já que é mais pesado. Na reta, foi possível observar que o SUV perdeu levemente a estabilidade quando comparado com o modelo blindado com Tensylon e vidros Extra Clear.

Outra diferença importante está na distância percorrida durante uma frenagem de emergência até a parada total do veículo. O iX com blindagem de Tensylon parou bem antes que o carro com blindagem de aço.

Na comparação final, a blindagem com Tensylon ofereceu melhor dirigibilidade, principalmente nas curvas e nas frenagens mais fortes, mais manobrabilidade e mais conforto acústico, em contraste com a tradicional blindagem de aço. Além disso, como o carro fica mais leve, o consumo de bateria, no caso do iX - que é elétrico -, foi menor.

Números do setor de carros blindados

De acordo com dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), o setor de carros blindados no Brasil registrou um crescimento de 45% no primeiro semestre de 2024, com mais de 20 mil veículos blindados. A cidade de São Paulo lidera, com 85% do total de blindagens realizadas.

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