Criança pode distrair mais que celular ao volante

Polêmica: pesquisa aponta que os pequenos podem ser 12 vezes mais distrativos para o motorista do que falar ao telefone

  1. Home
  2. Dicas
  3. Criança pode distrair mais que celular ao volante
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Polêmica à vista. Uma pesquisa, feita pelo Centro de Pesquisa de Acidentes da Universidade de Monash, da Austrália, apontou que crianças são 12 vezes mais distrativas para um motorista do que falar ao celular ao volante.

Mas fiquem atentos ao que o estudo diz: "falar ao celular". E não digitar, conversar por WhatsApp, ver fotos no Instagram, Tiktok etc.

No estudo, pesquisadores descobriram que pais costumam tiram os olhos da estrada para ver os filhos por três minutos e 22 segundos, em média, durante uma viagem de 16 minutos.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Celular ao volante: perigo constante

A professora Judith Charlton e o Dr. Sjaan Koppel, da universidade, usaram carros equipados com um sistema de gravação discreto que monitorou o comportamento de condução de 12 famílias durante três semanas. Essas famílias tinham em média dois filhos, entre um e oito anos de idade.

O estudo analisou noventa e duas viagens para quaisquer atividades potencialmente distrativas realizadas pelo motorista, sem que nenhum deles soubesse.

Isso incluía todas as atividades que distraíam o motorista ou competiam por sua atenção enquanto dirigiam, incluindo desviar o olhar da estrada por mais de dois segundos enquanto o veículo estava em movimento.

Os tipos de distração mais frequentes eram o de virar-se para olhar a criança no banco traseiro ou olhar pelo retrovisor (76,4%); conversar com a criança (16%); ajudar a criança (7%) e até brincar (1%).

"Em 2021, 128 (58%) mortes nas estradas da região onde a pesquisa foi feita envolveram erros básicos comuns, como fazer curvas largas ou lapsos de concentração, em oposição a comportamentos de alto risco, como excesso de velocidade ou dirigir embriagado e/ou drogado", informaram os órgãos regulamentares.

Isso inclui tirar os olhos da estrada.

Mãe ajeita o cinto da cadeirinha infantil na filha já dentro do carro
A cadeirinha de criança - seja o bebê-conforto ou o booster - deve ser fixada nos ganchos Isofix
Crédito: iStock
toggle button

Dicas

O que você pode fazer para garantir que seus filhos não o distraiam? O conselho é tentar mantê-los confortáveis, porque isso diminui a propensão de distração do motorista.

Para fazer isso:

  • Resfrie o carro o máximo possível antes de deixar seu filho entrar, caso o veículo tenha ar-condicionado;
  • Vista seu filho com roupas frescas, confortáveis ​​e folgadas;
  • Verifique a temperatura dos bancos e dos cintos antes que eles entrem no carro. Metal quente, plástico ou couro podem queimar. Se as superfícies estiverem quentes, cubra-as com um pano úmido e ajude-os;
  • Sempre carregue água extra para o caso de ficar preso no trânsito ou de o carro quebrar.
  • Isso não basta. Você também precisa, muitas vezes, mantê-los engajados:

    • Converse enquanto dirige. Falar faz o tempo passar mais rápido e distrai as crianças. Discuta o que você fará quando chegar ou aponte pontos turísticos pela janela;
    • Experimente fazer um "karaokê" no carro, toque a pesquisa do alfabeto (dependendo da idade da criança), recite algumas canções ou bote uma música ou até uma história em áudio;
    • Forneça muitas distrações seguras, como jogos ou livros leves e portáteis;
    • Dê a eles alguns lanches e bebidas. Isso é seguro se seu filho estiver em assento infantil voltado para frente e você puder ver o que ele está fazendo.
    • Thumbnail Criança Bebe Conforto Getty Images
      Fazer crianças aguentarem viagens longas não é fácil. Por isso, faça paradas e mantenham-nas confortáveis
      Crédito: Divulgação
      toggle button
      Comentários