Você sabia que a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV Digital) está disponível em todo o Brasil? Algumas pessoas ainda não sabem, mas para obter o documento digital, que é válido como o documento físico impresso, é necessário instalar um aplicativo no telefone celular.
Primeiro é preciso baixar (download) e instalar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) no smartphone e, por meio deste app, você tem acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital.
Porém, surgem dúvidas quando chega o momento de baixar o CRLV Digital por causa de um código de segurança específico que é exigido. É possível baixar o documento de duas formas, uma para pessoa física e outra para jurídica. Vale destacar que o código de segurança do Certificado do Registro do Veículo (CRV) é exigido em caso de veículos registrados em nome de pessoa física.
É preciso acessar diretamente o aplicativo da CDT, ter o código de segurança do CRV e o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) para ter acesso ao CRLV Digital, registrado em nome de pessoa física.
1. Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Apple Store e no Google Play;
2. Clique em entrar com gov.br e efetue o cadastro;
3. Na tela inicial do aplicativo, clique em veículos;
4. Em seguida, clique em ‘toque aqui’ para adicionar um CRLV;
5. Digite o número do Renavam e logo depois o código de segurança do CRV.
Antes de encontrar o código de segurança é necessário primeiro saber a diferença do CRV para o CRLV, que é o documento de licenciamento renovado anualmente.
O CRV é o documento de propriedade do veículo, antigamente chamado de DUT (Documento Único de Transferência). Importante ressaltar que este documento não é de porte obrigatório ao dirigir e recomenda-se que fique guardado em local seguro para ser usado apenas quando o veículo for vendido.
O código numérico possui 11 (onze) caracteres e está localizado na parte superior direita, logo abaixo do número do CRV. Este número é atribuído pelo sistema Renavam, sem a possibilidade de ser alterado pelo Detran.
Você precisa desse código para gerar o documento de licenciamento do veículo (CRLV), seja na versão digital (no aplicativo Carteira Digital de Trânsito), seja para imprimir o documento.
Além disso, os canais de atendimento dos órgãos estaduais de trânsito não têm acesso ao código de segurança por se tratar de uma informação de segurança, u seja, um dado sensível, requerido justamente como checagem de que o cidadão está em posse do CRV.