Dez dicas de cuidados com o carro no frio

Veja alguns dos pontos a que é preciso atenção para reduzir as chances de problemas no veículo com baixas temperaturas

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Rafael Ligeiro
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Ao longo dos últimos dias, boa parte do Brasil tem enfrentado um frio intenso, com temperaturas extremamente baixas. E, assim acontece com a gente, são necessários cuidados especiais com o carro no frio.

Muitas vezes, esse clima pode comprometer o funcionamento do veículo, e o proprietário fica na mão por causa desses problemas. Seja na garagem ou no meio do trânsito.

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E, como o WM1 não quer que isso ocorra com você, trazemos algumas das principais causas de problemas nos carros em épocas mais frias. E o principal: como reduzir a chance desses contratempos acontecerem.

Cuidados com o carro no frio

Fique atento à iluminação do seu carro

Durante os dias mais frios, muitas vezes a visibilidade do motorista é comprometida. Além da possibilidade de neblina (e neve, em alguns casos extremos em localidades do Sul), na época de inverno o pôr do sol geralmente ocorre mais cedo que no verão, por exemplo.

Nesse sentido, com a iluminação do seu carro em dia, você poderá enxergar a via com mais facilidade, assim como ser visto pelos outros motoristas.

<em>Iluminação do carro é aspecto indispensável à segurança </em>
Crédito: Freepik
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Mantenha os vidros limpos

Essa é uma dica totalmente ligada à anterior, pois impacta na qualidade da visibilidade do motorista. Portanto, é muito importante estar atento ao limpador de para-brisa. A recomendação é trocá-lo ao menos uma vez por ano – ou tão logo notar barulhos excessivos ou vibrações durante seu funcionamento.

Internamente, o embaçamento do para-brisa pode ser resolvido ao direcionar o ar quente na direção dele, ou, até mesmo, o ar-condicionado, que, ao resfriar o vidro, equilibra a temperatura interna com a externa. Outra solução, inclusive aos demais vidros, é utilizar um antiembaçante aplicado com um pano limpo próprio para limpeza automotiva.

Pegue leve com a bateria

Você já ouviu aquela história de que não se deve dar partida no motor com nenhum componente elétrico do carro ligado, como faróis, som e ar-condicionado? Além de ser verdadeira, é uma recomendação ainda mais importante nos dias frios.

Isso se deve ao fato de que, sob essa condição climática, o óleo do motor fica mais viscoso, o que dificulta sensivelmente o funcionamento das partes móveis do motor. Logo, a bateria é mais exigida para dar a partida. Portanto, quanto menos itens elétricos estiverem ligados, maior será a probabilidade de a partida ocorrer sem transtornos.

Dessa forma, a manutenção preventiva é altamente recomendável. Afinal, por meio dela é possível checar o funcionamento do alternador, da própria bateria e de outros componentes responsáveis pela ignição.

<em>A bateria é mais exigida na partida do carro em dias frios</em>
Crédito: Divulgação
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Não se esqueça do ar-condicionado do carro no frio

Ok, nós sabemos que o uso do ar-condicionado em dias frios é muito menos comum que em dias quentes. No entanto, você não pode simplesmente se esquecer de que essa peça existe!

Reserve de 15 a 20 minutos por semana para deixar o ar-condicionado ligado. Isso ajuda a evitar a proliferação de bactérias na peça e garante a lubrificação do compressor, o que aumenta a vida útil desse componente.

Aplique a mistura certa ao seu radiador

A mistura para o radiador é constituída por metade de água desmineralizada para radiador e a outra metade de aditivo à base de etilenoglicol. Mas por que isso é necessário? Simples: essa combinação amplia as faixas entre o ponto de ebulição e congelamento da água, respectivamente 100ºC e 0ºC.

Embora a temperatura de 0ºC seja algo não muito comum, até mesmo no inverno brasileiro, utilizar apenas água no radiador do carro pode culminar com o congelamento do líquido em dias de frio extremo. Não vale a pena correr o risco.

Tem flex? Como vai a gasolina do tanquinho?

O tanquinho é um reservatório de gasolina próximo ao motor empregado em diversos carros flex no Brasil. O item é acionado quando a temperatura está abaixo dos 15ºC, e é necessário porque o etanol possui aproximadamente 30% menos poder calorífico que a gasolina – ou seja libera menos energia durante a sua oxidação.

Mas o tanquinho é uma peça que muitas vezes fica a segundo plano dos cuidados do motorista. E a gasolina fica muito tempo no reservatório, e pode ressecar peças, entre outros problemas.

Por isso, uma dica importante é trocar esse combustível regularmente. E preferencialmente abastecê-lo com gasolina premium – algo que não é caro, pois alguns modelos costumam ter tanquinhos com capacidade de dois litros.

Conheça as luzes do painel do seu carro

Quando o assunto é dirigir um carro, muitas vezes nós pensamos nas grandes questões, como respeitar as regras de trânsito, respeitar ao próximo, fazer a manutenção automotiva regularmente... contudo existem alguns pequenos detalhes que também fazem parte desse processo. E um deles é saber o que significa cada luz do painel do seu automóvel!

Ao conhecê-las, você terá uma reação mais rápida (e efetiva) diante de problemas mecânicos, elétricos e de hidráulica – condições as quais, os carros estão mais suscetíveis em dias frios.

<em>Conhecer as luzes do painel pode ajudar a identificar problemas do carro mais rapidamente</em>
Crédito: Freepik/Standret
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Atente-se a combinação sereno e luz solar em sua pintura

Você se lembra daquela brincadeira em que crianças apontavam uma lupa na direção do Sol para queimar algum objeto? Perigosa, não é mesmo? Porém, há quem faça isso com seu carro há anos, principalmente no frio, e ainda não reparou.

Em tempos de muito frio, é comum se formar uma camada de sereno (orvalho) na lataria do automóvel. O sereno, em si, não faz mal à pintura, pois é apenas água do ar condensada, na forma de gotas. Mas, expostas à luz solar, essas gotas se tornam refratárias (como uma lupa), e podem queimar a pintura do carro.

Embora retirar o sereno da lataria com um pano limpo e apropriado para higiene automotiva seja uma boa alternativa, o mais prático a se fazer, de fato, é comprar uma capa protetora veicular.

Cuide bem dos seus pneus do carro no frio

Evidentemente essa é uma recomendação válida para os 365 (ou 366) dias do ano! Logo, não seria diferente nos períodos de frio!

Calibrar os pneus regularmente com as libras indicadas pela fabricante, ajuda os compostos a gerarem o atrito ideal com o solo – o que reduz o desgaste. Além disso, estar atento ao desgaste é um ponto indispensável. Quando em bom estado, os pneus contam com sulcos capazes de “escoar” a água da chuva ou uma camada de geada de maneira mais eficiente.

<em>Frio demanda atenção mais especial à “saúde” dos pneus</em>
Crédito: Freepik
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Por fim, abandone já o “aquecimento” de motor

Durante as manhãs frias, muitas pessoas (não são poucas, de fato!) têm o hábito de deixar seu carro ligado por um tempo para “aquecer” o motor. O intuito é fazer com que o propulsor atinja a temperatura ideal para seu funcionamento. Algo totalmente desnecessário nos motores atuais, dotados da injeção eletrônica.

Nesse sentido, a dica que fica é, após ligar o motor, esperar por volta de 40 segundos para que o óleo do cárter “suba”. Já nos dez primeiros minutos, evite dar carga máxima no acelerador.

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