Quando pesquisamos por um veículo, é normal olharmos todas as suas especificações técnicas — inclusive, claro, a potência do motor. Existem, no entanto, unidades de medidas distintas para quantificar a potência. Você sabe qual é a diferença entre elas, e por que existem?
Então vamos lá. As origens das unidades vêm de muito tempo, do século 18, de quando o engenheiro britânico James Watt aprimorou a máquina a vapor. Watt comparou sua criação com cavalos, que trabalhavam em minas de carvão, e definiu que era necessário 1 hp (horsepower, ou “cavalo-de-força” em tradução livre) para levantar uma massa de 75 kg a 1 metro em 1 segundo.
A unidade até hoje é usada em diversas partes do mundo, como Inglaterra e Estados Unidos, para quantificar a potência de um motor. Aqui no Brasil, porém, aplicamos outra medida: cv (cavalo-vapor). Tanto é que a maioria dos fabricantes do país divulgam suas fichas técnicas com o cv.
O cavalo-vapor é uma unidade que não segue o sistema de medida Imperial, dos países de língua inglesa. O cv segue o sistema métrico e isso pode gerar confusão. Veja quais são as equivalências de cv e hp:
1 cv = 735,5 watts
1 hp = 745,7 watts
Com isso, podemos inferir que 1 cv equivale a 0,9863 hp. Enquanto isso, 1 hp corresponde a 1,0139 cv. Ou seja, 1 cv não é a mesma coisa que 1 hp. As medidas não são equivalentes. É muito comum que as pessoas não convertam os dados de uma unidade para outra. Isso faz com que, por exemplo, um motor de 90 hp tenha 91,2 cv de potência.
Temos ainda outras unidades que são utilizadas para quantificar a potência do motor de um veículo. O kW é a padrão do Sistema Internacional de Medidas (SI). 1 cv equivale a 0,7355 kW, e 1 hp corresponde a 0, 7457 kW.
Já o PS (Pferdestärke) é, basicamente, o cavalo-vapor. Medido segundo uma norma alemã, o PS equivale, assim como o cv, a 735,5 watts.
Há também diferenças entre as unidades que indicam o torque, ou seja, a força associada ao movimento giratório. No Brasil, por exemplo, costumeiramente usamos o kgf.m (quilograma-força-metro). O torque também pode ser representado pelo Nm (Newton-metro).
A medição toma como base uma hipotética alavanca de 1 metro. 20 kgf.m, por exemplo, representa uma força de 20 kgf sobre a alavanca. 1 kgf.m corresponde a 9,807 Nm.