Carros elétricos já são realidade no Brasil e ganham cada vez mais espaço nas ruas. Você já viu aqui no WM1 até um guia que destrincha as siglas desse segmento. Agora, vamos tratar de um material que desvenda alguns mitos que existem a respeito - muitos que aguçam a curiosidade do brasileiro.
Ao todo, hoje, a BMW - dona deste material - tem quase uma dezena de modelos 100% elétricos no Brasil, incluindo carros da Mini e o SUV iX, o atual EV de maior alcance no país, que apresentamos neste vídeo abaixo. Afinal, já dá para ter carros elétricos? Entenda e confira após o vídeo!
O primeiro mito que cerca carros elétricos se refere à autonomia ou alcance. Com baterias cada vez mais modernas e avançadas, assim como sistemas para gerenciamento e regeneração, o alcance tem crescido cada vez mais.
A BMW é a marca com alguns dos carros elétricos mais eficientes do país, de acordo com o Inmetro. Quatro dos cinco primeiros EVs com maior alcance do Brasil são dela: iX com 528 quilômetros de alcance; i7, com 479 quilômetros; iX M60, com 431 quilômetros, e i4 eDrive40, que têm alcance de 422 km.
Quem entra nesse meio é o Chevrolet Blazer EV, que leva a medalha de bronze com seus 481 km de autonomia.
O veículo eletrificado evita a interrupção da mobilidade, pois costuma ser recarregado em momentos oportunos: à noite ou quando o dono vai ao shopping, cinema, mercado etc.
Mesmo quando conectado a uma tomada doméstica, em que a recarga pode levar uma noite inteira ou até mais de um dia, o proprietário sempre costuma ter a sensação de "tanque cheio".
Com os "wallboxes" (estações de recarga) que acompanham todos os elétricos e híbridos da BMW vendidos no Brasil, o tempo de carregamento completo pode acontecer em minutos ou poucas horas, dependendo do nível de carga no início do processo.
Negativo. São muito melhores, especialmente em países com alto índice de fontes renováveis na geração de energia, como o caso do Brasil.
Mesmo que a eletricidade produzida convencionalmente seja levada em consideração para o cálculo, e o ônus da produção seja incluído, os carros elétricos ainda estarão à frente.
O lema da BMW é que cada EV tenha impacto menor em relação a um carro térmico semelhante. Isso é garantido com uma abordagem circular, incluindo todos os fatores relevantes, tais como cadeia de suprimentos, produção, vida útil e reciclagem.
O custo do carro elétrico para o cliente já é menor, se considerados todos os custos envolvidos na mobilidade, como manutenção, custo da energia, impostos e seguros.
Quanto mais usado, mais rápido haverá retorno do investimento. O Brasil tem excelentes condições para o proprietário de carros elétricos: IPVA reduzido ou zerado em diversos estados, custo de energia competitivo e infraestrutura de recarga quase sempre gratuita, além de isenção de rodízio na maior cidade do país.
Cada vez que uma nova tecnologia é desenvolvida, as pessoas a enxergam com ceticismo. "Posso confiar nisso?", costumam dizer. As baterias dos EVs da BMWi são testadas para inundações, uma a uma, antes de serem instaladas os carros.
No caso de um acidente, por exemplo, o fluxo de corrente da bateria é imediatamente desligado para que não haja risco de choque. Com o sistema completamente blindado e à prova d’água, os carros elétricos andam até em zonas alagadas sem qualquer problema.
Parece inevitável que a era dos carros com motor a combustão termine no futuro, não apenas pela natureza finita dos recursos petrolíferos. Mas, no momento, não dá para prever se os carros elétricos e híbridos plug-in vão dominar o mercado.
O certo é que a experiência ao volante, os custos cada vez menores e as mudanças fundamentais na mobilidade farão com que os EVs desempenhem papel importante no futuro.
Com certeza são! Acelerações impressionantes deixam todos boquiabertos. O centro de gravidade baixo, o torque imediato e a regeneração automática de energia são a fórmula perfeita. O BMW iX M60, por exemplo, tem 619 cv e mais de 110 kgf.m de torque com o Launch Control ativado. Insano, não?