ABS. Essa é uma das sigla mais famosa do universo automotivo, sem sombra de dúvidas. Mas você sabe o que ela quer dizer? O WM1 resume, em algumas poucas linhas, o que é o ABS e por quais motivos ele é tão importante para o seu carro.
É a abreviação para Anti-lock Braking System e, em tradução literal, quer dizer sistema de travagem anti-bloqueio. Parte integrante dos controles de estabilidade e tração, evita o travamento das rodas em frenagens bruscas, quando o pedal de freio é acionado com força além da usual.
O ABS chegou aos carros mais luxuosos nos anos 1980, ganhou popularidade nos 1990 e hoje é indispensável quando pensamos em segurança veicular. No Brasil, vale lembrar, é obrigatório por lei desde 2014 — assim como o airbag duplo frontal.
Sensores instalados nas rodas identificam uma frenagem brusca. Eles, assim, enviam essas informações para a central eletrônica, que determina a liberação gradativa do freio. Dessa forma, as rodas giram sem travar e, por conseguinte, a distância percorrida até que o veículo pare é menor.
O ABS faz o monitoramento constante da rotação das rodas e as compara com a velocidade do automóvel. A cada seis milissegundos, checa esterçamento da direção, força do motor, aceleração e outros aspectos de forma a garantir uma viagem segura.
Por isso, ao notar que uma das rodas irá travar, o ABS é capaz de agir em pouquíssimo tempo, e modular a pressão da frenagem. Assim, pode atuar na roda de fora ou de dentro, e até mesmo gerar mais torque. Tudo depende da situação, e tudo é feito para evitar o travamento.
O ABS tem vida útil igual à do sistema de frenagem como um todo. Por isso, basta realizar manutenção periódica do conjunto para não ter uma dor de cabeça no futuro.
Recomenda-se substituição das pastilhas e verificação do sistema a cada 10 mil quilômetros rodados. Além disso, é fundamental que o proprietário troque o fluido de freio conforme orientação do fabricante, que pode ser encontrada no manual do próprio veículo.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade