Fiat Strada Ultra, Ranch ou Toro Endurance?

Fizemos um levantamento para responder: melhor ficar com a Strada topo de linha ou a Toro básica? Te ajudamos a escolher

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André Deliberato
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Agora que a Fiat Strada sofreu mudanças com a chegada da linha 2024, essa pergunta deve atingir alguns compradores de picapes. Com R$ 140 mil, é melhor levar uma das versões mais completas da nova Fiat Strada e guardar o troco, ou botar um pouco mais e assinar o cheque de uma Toro Endurance?

Isso sem falar em Chevrolet Montana, Renault Oroch e Volkswagen Saveiro, que também são rivais e estão nessa faixa de mercado. Mas vamos ficar nos dois produtos de sucesso da Stellantis.

Para responder, pense no motivo pelo qual você precisa de uma picape, no quanto de gadgets e features tecnológicos são importantes para você e, principalmente, no nível de conforto e de despesas com o carro que você planeja ter.

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Fiat Strada 2024: picape passou por boas mudanças na nova linha e a Ranch é das mais completas
Crédito: Divulgação
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Strada versus Toro: qual o melhor negócio?

A Strada é menor e mais simples. Feita sobre uma plataforma própria, embora com ferramentas da base de Uno/Mobi e também do Argo, a picape sempre teve como foco o público mais urbano do que o da Toro.

Outra diferença é que a Strada ganhou volume e projeto mais familiar — e menos focado para o trabalho — na atual geração, lançada em 2020. Antes, era só uma picape voltada para locadoras e empresas de frete.

A Toro é algo superior. Feita sobre a mesma base de modelos da Jeep e da RAM, como Renegade, Compass, Commander e Rampage, ela sempre teve mais conexão com famílias que pouco usavam o carro para o trabalho do que a irmã menor.

Tanto que, nas versões mais caras, ela pode ser até equipada com motor a diesel e tração 4x4, algo que a Strada nunca teve. Mas vamos deixar o foco desse duelo virtual na Toro Endurance, que é a versão básica, pela proximidade nos preços.

Essa versão de entrada tem mais aptidão para uso comercial do que qualquer outra. E apesar do preço algo próximo ao da Strada mais cara, entrega muito mais.

Em capacidade de carga, a Toro leva 650 quilos na versão com motor flex (são 1.010 quilos na diesel), além de 937 litros de volume de caçamba.

A Strada tem os mesmos 650 quilos de capacidade nas versões com motor 1.0 turbo, mas o volume de bagagem cai para 844 litros. Além disso, o espaço interno da Toro é consideravelmente maior, já que tem 2,99 m de entre-eixos. Na Strada, são 2,74 m.

Ou seja: está em dúvida entre as duas e precisa de espaço para a família e para transportar carga? Vai de Toro.

A vesão Endurance é a mais básica da Toro. O motor entrega 185 cv de potência
Crédito: Ricardo Rollo
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Motores turbos

Ambas agora são movidas por conjuntos turbinados — a Strada pelo 1.0 T200, e a Toro pelo 1.3 T270. Ambos são bicombustíveis.

Na Strada, a potência máxima é de 130 cv e o torque é de 20,4 kgf.m. Resultado: com câmbio CVT, a aceleração de zero a 100 km/h acontece em até 9,5 segundos e velocidade máxima é de 180 km/h.

Já em consumo, a Strada registra 8,3 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol, e 12,1 km/l e 13,2 km/l, respectivamente, com gasolina.

 

A Toro responde com bons 185 cv de potência e 27,5 kgf.m de torque. Tem caixa de transmissão automática convencional de seis marchas, acelera de zero a 100 km/h em 10,6 segundos e pode chegar à velocidade máxima de 202 km/h.

O consumo, porém, é maior: 6,6 km/l na cidade e 7,9 km/l na estrada com etanol e 9,5 km/l e 11,2 km/l, respectivamente, com gasolina. Então... precisa de uma picape econômica? Vá de Strada, sem dúvidas.

Equipamentos

Aqui é onde as duas mais se nivelam. A Strada mais completinha tem muita coisa que a Toro básica não tem, como carregador de celular sem fio, faróis full-LED e rodas de liga leve.

A Toro tem calotas que cobrem rodas de ferro, não tem carregador de celular por indução e o tamanho da central multimídia é ínfimo para um carro com tal porte e preço. Mas compensa com outros itens de segurança e tecnologia.

Em resumo: a Strada é mais moderna, tecnológica e tem visual remodelado mais recentemente. A Toro, por sua vez, é maior, transporta mais coisas e leva sua família com mais conforto - mas bebe mais para isso.

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