Ao levar o carro à oficina para revisão ou troca de pneus, é comum ouvir o mecânico sugerir (ou dizer que é necessário fazer) o alinhamento e o balanceamento da suspensão. No entanto, muita gente não sabe para que servem e quando esses serviços devem ser realizados.
Se você não souber a resposta, fique tranquilo, pois essa é uma dúvida de muitos outros motoristas. Para ajudá-los, o WM1 responde abaixo as principais dúvidas sobre alinhamento e balanceamento.
Vamos por partes. Primeiro, vale dizer que alinhamento e balanceamento não são as mesmas coisas. Os dois procedimentos são extremamente necessários para o bom equilíbrio do carro enquanto você dirige, mas desempenham funções diferentes.
O alinhamento (ou paralelismo do eixo) é feito para ajustar os ângulos das rodas, para que elas sigam as especificações do fabricante do carro; já o balanceamento é realizado quando o motorista percebe vibrações e trepidações em excesso e desnecessárias ao dirigir o veículo.
Não existe uma regra, mas sim uma recomendação por especialistas. O ideal é que a cada 10 mil quilômetros rodados, mesmo que os pneus não apresentem desgastes irregulares, seja feita uma avaliação para saber se será necessário fazer o alinhamento ou o balanceamento.
O alinhamento está ligado diretamente a vários fatores no dia a dia do motorista, mesmo que não pareça. Esse tipo de manutenção serve, principalmente, para:
São diferentes fatores que podem causar o desalinhamento das rodas. Ao passar por um buraco mais profundo ou encostar com certa força no meio-fio e até mesmo choques mais graves podem deixar a suspensão desalinhada.
O rodízio de pneus ou a troca de peças da suspensão do veículo também podem ocasionar desalinhamento. Por isso, sempre que realizar qualquer manutenção nos pneus, vale se certificar que está tudo alinhado.
Muitas pessoas acreditam que o alinhamento é feito apenas nos pneus. Na verdade, o serviço é executado no conjunto de pneus e rodas. Ao balancear a roda, o profissional utiliza uma máquina especializada para balanceamento que identifica os pontos com desnível e peso em excesso.
Com isso, pesos metálicos são colocados no interior e no exterior da roda para contrabalancear o peso enquanto ela gira. Para realizar esses ajustes de alinhamento no carro, são utilizados três ângulos: cambagem, convergência/divergência e caster. Conheça como atua cada um deles!
Ao realizar o serviço, é comum ouvir falar sobre o alinhamento e cambagem juntos. Para que você entenda, a cambagem é uma referência de ângulo da roda que, quando inclinada em excesso, provoca um desgaste desigual. Os seus dois tipos são:
Esta é uma medição de distância feita do alto entre as partes dianteiras e traseiras dos pneus. O ajuste é realizado para diminuir os desgastes dos pneus, principalmente quando estão sob frenagem.
Este é o ângulo de inclinação do eixo de direção ou pino-rei em relação à vertical. Para medi-lo, é feita uma linha imaginária entre os pivôs superiores e inferiores da suspensão que visa criar estabilidade central e direcional.
O serviço pode ser feito de duas formas: estático e dinâmico. No primeiro, o estático. o balanceamento é realizado com o conjunto totalmente imóvel; já o segundo — dinâmico — é feito com o conjunto em rotação. Esse último é mais profundo que o estático e costuma ser utilizado para corrigir falhas que este não consegue.
Os sistemas medem as forças do conjunto em rotação. Ao conseguir o equilíbrio, o serviço do estático acontece de forma automática e dispensa a necessidade de fazê-lo separadamente.
Independentemente da maneira executada, o objetivo do balanceamento é evitar trepidações no carro em velocidades acima dos 60 km/h. Assim, enquanto dirige, você evita desgaste dos pneus e não compromete a capacidade de frenagem do veículo.
Além disso, ao notar que o veículo salta ou vibra em excesso, consulte profissionais especializados e de confiança para realizar o serviço.
A melhor forma de saber que necessita realizar o alinhamento ou balanceamento do veículo é no dia a dia. Conforme você dirige, os sinais aparecem: você irá notar uma dificuldade para andar com o carro em linha reta ou que começa a puxar para um dos lados.
Para aumentar a vida útil dos pneus do seu carro e evitar trocas com frequência, realizar os serviços quando necessário é extremamente importante. Por isso, fique atento para levar ao especialista quando for preciso.
O preço de alinhamento e balanceamento vai variar de acordo com uma série de fatores: o estabelecimento escolhido para fazer o serviço, os equipamentos do local e o tipo de veículo. Os valores variam, em média, entre R$ 90 e R$ 300.
Vale lembrar da importância de sempre escolher um local com profissionais especializados em pneus e que tenham equipamentos apropriados para executar o serviço. Lembre-se de que alinhamento e balanceamento são serviços preventivos que podem te poupar de gastos ainda maiores no futuro.