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Guia básico sobre alinhamento e balanceamento

Esses procedimentos de manutenção rotineira do carro são importantes para garantir segurança e conforto ao dirigir

por Guilherme Silva

Ao levar o carro à oficina para revisão ou troca de pneus, é comum ouvir o mecânico sugerir (ou dizer que é necessário fazer) o alinhamento e o balanceamento da suspensão. No entanto, muita gente não sabe para que servem e quando esses serviços devem ser realizados.
Se você não souber a resposta, fique tranquilo, pois essa é uma dúvida de muitos outros motoristas. Para ajudá-los, o WM1 responde abaixo as principais dúvidas sobre alinhamento e balanceamento.
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O que são alinhamento e balanceamento?

Vamos por partes. Primeiro, vale dizer que alinhamento e balanceamento não são as mesmas coisas. Os dois procedimentos são extremamente necessários para o bom equilíbrio do carro enquanto você dirige, mas desempenham funções diferentes.

O alinhamento (ou paralelismo do eixo) é feito para ajustar os ângulos das rodas, para que elas sigam as especificações do fabricante do carro; já o balanceamento é realizado quando o motorista percebe vibrações e trepidações em excesso e desnecessárias ao dirigir o veículo.

Quando fazer o alinhamento ou balanceamento?

Não existe uma regra, mas sim uma recomendação por especialistas. O ideal é que a cada 10 mil quilômetros rodados, mesmo que os pneus não apresentem desgastes irregulares, seja feita uma avaliação para saber se será necessário fazer o alinhamento ou o balanceamento.

Para que serve o alinhamento?

O alinhamento está ligado diretamente a vários fatores no dia a dia do motorista, mesmo que não pareça. Esse tipo de manutenção serve, principalmente, para:

Como as rodas ficam desalinhadas?

São diferentes fatores que podem causar o desalinhamento das rodas. Ao passar por um buraco mais profundo ou encostar com certa força no meio-fio e até mesmo choques mais graves podem deixar a suspensão desalinhada.

O rodízio de pneus ou a troca de peças da suspensão do veículo também podem ocasionar desalinhamento. Por isso, sempre que realizar qualquer manutenção nos pneus, vale se certificar que está tudo alinhado.

Como o alinhamento é feito?

Muitas pessoas acreditam que o alinhamento é feito apenas nos pneus. Na verdade, o serviço é executado no conjunto de pneus e rodas. Ao balancear a roda, o profissional utiliza uma máquina especializada para balanceamento que identifica os pontos com desnível e peso em excesso.
Com isso, pesos metálicos são colocados no interior e no exterior da roda para contrabalancear o peso enquanto ela gira. Para realizar esses ajustes de alinhamento no carro, são utilizados três ângulos: cambagem, convergência/divergência e caster. Conheça como atua cada um deles!

Cambagem

Ao realizar o serviço, é comum ouvir falar sobre o alinhamento e cambagem juntos. Para que você entenda, a cambagem é uma referência de ângulo da roda que, quando inclinada em excesso, provoca um desgaste desigual. Os seus dois tipos são:

Convergência e divergência

Esta é uma medição de distância feita do alto entre as partes dianteiras e traseiras dos pneus. O ajuste é realizado para diminuir os desgastes dos pneus, principalmente quando estão sob frenagem.

Caster

Este é o ângulo de inclinação do eixo de direção ou pino-rei em relação à vertical. Para medi-lo, é feita uma linha imaginária entre os pivôs superiores e inferiores da suspensão que visa criar estabilidade central e direcional.

Como o balanceamento é feito?

O serviço pode ser feito de duas formas: estático e dinâmico. No primeiro, o estático. o balanceamento é realizado com o conjunto totalmente imóvel; já o segundo — dinâmico — é feito com o conjunto em rotação. Esse último é mais profundo que o estático e costuma ser utilizado para corrigir falhas que este não consegue.
Os sistemas medem as forças do conjunto em rotação. Ao conseguir o equilíbrio, o serviço do estático acontece de forma automática e dispensa a necessidade de fazê-lo separadamente.
Independentemente da maneira executada, o objetivo do balanceamento é evitar trepidações no carro em velocidades acima dos 60 km/h. Assim, enquanto dirige, você evita desgaste dos pneus e não compromete a capacidade de frenagem do veículo.

Quando fazer o balanceamento?

Momentos em que se mostra necessário executar o serviço:

Além disso, ao notar que o veículo salta ou vibra em excesso, consulte profissionais especializados e de confiança para realizar o serviço.

Como saber que preciso fazer alinhamento ou balanceamento?

A melhor forma de saber que necessita realizar o alinhamento ou balanceamento do veículo é no dia a dia. Conforme você dirige, os sinais aparecem: você irá notar uma dificuldade para andar com o carro em linha reta ou que começa a puxar para um dos lados.

Para aumentar a vida útil dos pneus do seu carro e evitar trocas com frequência, realizar os serviços quando necessário é extremamente importante. Por isso, fique atento para levar ao especialista quando for preciso.

Quanto custa alinhamento e balanceamento de pneus?

O preço de alinhamento e balanceamento vai variar de acordo com uma série de fatores: o estabelecimento escolhido para fazer o serviço, os equipamentos do local e o tipo de veículo. Os valores variam, em média, entre R$ 90 e R$ 300.
Vale lembrar da importância de sempre escolher um local com profissionais especializados em pneus e que tenham equipamentos apropriados para executar o serviço. Lembre-se de que alinhamento e balanceamento são serviços preventivos que podem te poupar de gastos ainda maiores no futuro.

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