Vamos começar pelo mais fácil: carros com monobloco. A maioria dos automóveis de passeio no país atualmente é montada com esse tipo de estrutura que, como o nome diz, une assoalho, laterais e teto em uma peça única - chamada de monobloco. É um processo de construção mais moderno. A vantagem é a redução de peso (que permite que o veículo seja mais dinâmico) e de custos.
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Já o carro montado sobre chassis é projetado para ter peças "separadas" da carroceria. Nesse caso, a parte inferior se torna uma espécie de "espinha dorsal". Dessa maneira, as outras seções do carro - como a carroceria ou a caçamba, por exemplo - são acopladas ao chassi e ficam apoiadas no que chamamos de longarinas, nome das travessas paralelas que ficam na extensão do chassi.
Trata-se, de fato, de um processo de construção mais antigo. Mas a vantagem de ser construído dessa maneira é que esse formato garante redução na possibilidade de trincas na estrutura, uma vez que esse tipo de montagem é mais utilizado por carros pensados para levar carga e que precisam "aguentar o tranco".
Longarina ou monobloco: exemplos
Vamos exemplificar: o Chevrolet Onix Plus é um carro montado com carroceria monobloco. Assoalho, laterais e teto são todos formados por uma peça única, como podemos ver nas imagens que ilustram essa nota.Já uma Chevrolet S10 ou um Trailblazer são exemplos de veículos feitos sobre longarinas: eles têm um chassi fixo, com cabine, e o restante é acoplado depois - a caçamba, no caso da picape, e o corpo de utilitário, na situação do SUV.
Mas é importante lembrar que isso começou a mudar de alguns anos para cá. Afinal, muitas picapes e SUVs passaram a ser construídos sobre um corpo de monobloco - obviamente, a fim de reduzir custos.
Acredite: isso é tendência. A tecnologia de construção atual dos automóveis é tão avançada que há cada vez menos risco de trincas ou lesões na estrutura, mesmo que o uso do veículo seja em condições extremas - esse é o caso da Fiat Toro, por exemplo, que é construída sobre monobloco na mesma plataforma de Jeep Renegade e Compass - e que mesmo assim pode ter tração 4x4.
Especialistas no uso off-road, no entanto, garantem que, até hoje, nenhum carro do tipo monobloco conseguiu atingir a mesma capacidade no extremo uso fora-de-estrada que modelos consagrados feito sobre chassi com longarinas.
Mas a tecnologia, cada vez mais impressionante, está aí para nos surpreender, certo? A maior prova disso é que o novo Land Rover Defender, um dos maiores ícones da história nesse quesito, deixou de lado uma estrutura sobre chassis e motor turbodiesel - e adota nesta nova geração base do tipo monobloco e propulsor turbo a gasolina. Será o fim do conceito de construção mais antigo?
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