Não importa se você é motorista há muitos anos ou ou há pouco tempo, existem situações que podem acontecer com qualquer pessoa e com certeza o pneu furado é uma delas. E para isso, tenha sempre um kit de emergência com macaco de carro, chave de roda e estepe. E há diferente tipos de macacos de carros, como veremos a seguir.
Os macacos podem ser mecânicos ou hidráulicos e ter vários modelos e capacidades diferentes. E há muita gente que tem dúvidas sobre o funcionamento do macaco de carro. Nesse artigo, vamos explicar como é esse equipamento e o passo a passo para usar. Veja abaixo;
Conhecer os tipos de macacos de carro disponíveis pode te ajudar a comprar o modelo ideal para a sua necessidade. Por isso, vamos te apresentar abaixo os detalhes de cada um para que você faça a melhor escolha. Vamos lá?
Vamos te apresentar um passo a passo completo de como usar o macaco de carro na hora de trocar o pneu furado. Acompanhe o conteúdo e saiba todos os detalhes. Mas saiba que, se você não tiver segurança do procedimento, o recomendado é procurar um profissional que consiga te auxiliar.
Antes de iniciar o uso do macaco de carro, saiba que você precisa colocar o seu veículo em um lugar seguro e que não corra o risco de sofrer acidentes. Além disso, a estabilidade é importante para que você não se machuque ou a troca seja incorreta. Os carros mais novos têm uma indicação de onde colocar o macaco. Procure por essa indicação, que pode ser uma seta. Se não for o caso, tateie com as mãos e procure por cavidades na parte de baixo do carro logo atrás das rodas dianteiras ou à frente das traseiras.
Ainda com o carro no chão, para ter mais firmeza, sobre os parafusos que seguram a roda ao veículo.
Para o segundo passo, erga o topo do macaco de carro até o ponto de contato do veículo e não se esqueça de ficar atento à capacidade permitida. E isso é importante pois se você usar um peso maior do que o aceito, você pode ocasionar um acidente.
Será necessário rotacionar a manivela do macaco (joelho ou sanfona) até o ponto de contato. faça o processo até que o item encoste na base do automóvel. Evite deixar folgas na base e certifique que o encaixe está correto.
No macaco garrafa (hidráulico) você irá rotacionar a parte superior do equipamento (a que encostará no ponto de apoio) manualmente no sentido horário. Quando a peça estiver encostada no ponto de apoio, é preciso fazer o travamento do macaco em uma válvula na parte inferior do macaco (isso evitará que ele desça).
O próximo passo é erguer o veículo. Nos macacos mecânicos (joelho e sanfona) basta girar a manivela no sentido horário para subir o carro. No caso do tipo garrafa, você encaixa a alavanca no local indicado e faz movimentos para cima e para baixo. Com o garrafa, o trabalho é executado com menos força e mais rápido.
Como o carro erguido, você termina de tirar os parafusos e, em seguida, a própria roda. Após trocar o pneu, faça o primeiro aperto dos parafusos da roda - o suficiente para não se soltar quando você descer o carro.
No caso dos macacos tipo joelho e sanfona, basta você girar a manivela no sentido anti-horário e o carro desce. Já com o garrafa, você gira lentamente a válvula da parte inferior do macaco no sentido anti-horário (aquela que você utilizou para travar o equipamento no início do processo) e o carro vai descer.
Essa etapa deve ser feita com cuidado e devagar, pois se você deixar o carro descer muito rápido pode ser que aconteça um acidente com você ou o veículo.
Com o carro no chão termine de fazer os apertos dos parafusos para a roda ficar bem fixa.
E agora que você já sabe tudo sobre macacos de carro e como é seu funcionamento, procure uma assistência de confiança para que você tenha as principais orientações de acordo com o modelo do seu veículo. Carros maiores talvez precisem de modelos que aguentem um peso maior do que o modelo tradicional.
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