Manutenção preventiva do carro: quando devo fazer?

Você já fez serviço de revisão de resguardo? Sabe quais as vantagens? Conheça essas e outras informações

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André Deliberato
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Todos os motoristas — ou a maioria — querem sempre o melhor do veículo, certo? Se sua resposta foi sim, algo que sempre deveria ser feito (mas infelizmente quase nunca acontece) é a manutenção preventiva do carro.

Mas, o que é isso? Quando devo fazer? Quais as vantagens? Descubra as respostas para todas as dúvidas aqui no WM1.

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O que é manutenção preventiva?

Não importa o modelo, marca ou tamanho. Todo veículo precisa passar por olhares de especialistas para evitar futuros problemas.

Ou seja, a quem se pergunta sobre o que é manutenção preventiva, de maneira resumida, ela serve para acompanhar a "saúde" do veículo.

Em carros seminovos, com cerca de três anos, diversas peças de uso contínuo apresentam desgaste natural. Nesse ponto, o papel da manutenção preventiva é acompanhar esse gasto e apontar o exato momento em que estas peças devem ser substituídas - antes que o problema se agrave.

Em carros usados e mais antigos, a atenção deverá ser redobrada, pois o maior tempo de uso pode resultar em quebras e falhas inesperadas. Portanto, além das peças novas, é necessário acompanhar o conjunto inteiro por já ter sofrido um desgaste maior.

Nos carros zero-quilômetro, o acompanhamento que deve ser feito como manutenção preventiva são as revisões indicadas pelo fabricante no manual.

De modo simples, faça todas dentro das datas informadas (seja por tempo ou até pela distância percorrida) e prolongue a vida útil do seu modelo.

A manutenção preventiva é sempre mais barata que a corretiva e ainda oferece mais segurança ao rodar
Crédito: Divulgação
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Manutenção preventiva x manutenção corretiva

Você, motorista, pode corrigir os problemas do seu carro de duas formas diferentes: quando alguma peça quebra ou apresenta falhas (manutenção corretiva) ou de maneira periódica, antes de algum componente parar de funcionar (manutenção preventiva).

A maioria dos brasileiros, donos de carros seminovos fora da garantia e usados, faz parte do "time" da manutenção corretiva.

Com isso, acredite, os custos para a correção das falhas ou substituição das peças tende a ser maior na comparação com os ajustes realizados de maneira preventiva. Aconta é simples: manutenção preventiuva sempre é mais barata do que manutenção corretiva.

Portanto, é importante criar o hábito de visitar um profissional especializado para que ele acompanhe a saúde do seu carro e indique quaisquer possíveis problemas que venham a ocorrer.

É importante acompanhar a "saúde" de seu carro com profissionais especializados
Crédito: iStock
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O que é importante acompanhar no seu carro?

Agora que você já sabe da importância da manutenção preventiva, entenda quais componentes devem ter uma atenção especial. Além desses, citados abaixo, outros itens do carro vão precisar de uma avaliação periódica.

Antes de tudo, é importante que o motorista leia o manual para entender particularidades do seu veículo - como a troca do óleo, por exemplo, que vai variar de acordo com o modelo e o tipo de lubrificante. Listamos os que necessitam de acompanhamento ou troca imediata:

  • Filtro de combustível: a cada 15 mil a 20 mil quilômetros;
  • Óleo lubrificante do motor: a cada 10 mil a 15 mil quilômetros ou um ano;
  • Filtro de óleo: sempre que trocar o óleo;
  • Filtro de ar: sempre que trocar o óleo;
  • Limpeza do ar-condicionado: ao menos uma vez ao ano;
  • Líquido de arrefecimento: a cada dois anos;
  • Fluido do freio: seis meses a um ano;
  • Sistema do freio (discos, pastilhas e outras peças): a cada 10 mil km;
  • Fluido da transmissão: 50 mil a 100 mil km ou 2 a 4 anos;
  • Correia dentada: a cada 50 mil a 100 mil km;
  • Alinhamento dos pneus: 10 mil a 20 mil km ou em cada rodízio de pneus;
  • Pneus: verificar a validade do fabricante e o desgaste dos sulcos;
  • Velas: avaliar a partir 30 mil km.
  • Vai trocar o óleo? Siga as recomendações da fabricante no manual do proprietário
    Crédito: iStock
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    Quais são as vantagens?

    Depois de fazer todas as anotações sobre as peças do carro que precisam de uma avaliação periódica, conheça algumas das vantagens por trás da manutenção preventiva.

    1. Prolongar a vida útil do carro

    A principal vantagem com a execução da manutenção preventiva é a possibilidade de prolongar a vida útil do carro. Com a substituição das peças dentro do período ideal e o acompanhamento de outros componentes, as chances de o modelo seguir em pleno funcionamento por mais tempo aumenta.

    2. Economia em relação à manutenção corretiva

    Como mostramos acima, os gastos com a manutenção corretiva são muito maiores que os realizados na preventiva. Por isso, quem quer evitar altos custos e economizar deve seguir todas as recomendações mecânicas citadas ao longo do texto - e as do manual do proprietário.

    3. Melhor desempenho mecânico

    Além de poder contar com um mecânico de confiança (principalmente após o fim da garantia do veículo) para todos os ajustes, estar com o carro sem nenhum problema em suas peças resulta em melhor desempenho e melhor consumo de combustível.

    No fim das contas, o que todos querem é rodar sem barulhinho ou problema, né?

    4. Economia de combustível

    Como você pôde acompanhar na lista, algumas das peças estão diretamente ligadas ao conjunto de combustível do veículo. Portanto, mantê-las em pleno funcionamento irá garantir que não ocorram vazamentos ou falhas e resultará em economia com o consumo, o que também ajuda bastante financeiramente, não é mesmo?

    5. Mais segurança

    Com todos os reparos realizados de maneira preventiva, motorista e passageiros sempre vão estar em um veículo mais seguro. Pois assim a probabilidade de problemas e falhas com o carro diminuem drasticamente. Essa segurança é mais importante, principalmente, em viagens maiores.

    6. Menor risco de multas

    Por fim, mais uma vantagem da manutenção preventiva é evitar possíveis multas ou até mesmo a apreensão do veículo. Como citamos, o conjunto de pneus deve ser avaliado periodicamente e, caso não esteja dentro das recomendações, além dos riscos de segurança, o motorista poderá cometer infrações no código de trânsito.

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