Carro e enchente não combinam, concorda? As cidades brasileiras, especialmente as da Região Sudeste, têm sofrido no início deste ano com fortes chuvas. Com a maior ocorrência de enchentes e bolsões d'água, muitos motoristas podem ter tido seus carros alagados - e é importante tomar alguns cuidados antes de voltar a rodar.
Isso porque grande parte dos componentes do carro pode ser afetada pelo contato com a água. O prejuízo pode ser desde o mau cheiro deixado no interior até o risco de calço hidráulico, que demanda o conserto do motor.
Se seu carro foi atingido por uma enchente, essas cinco dicas que preparamos vão te ajudar a evitar estes e muitos outros problemas.
Considerado o coração do carro, o motor pode ser afetado diretamente pelo contato com a água. Nos casos em que o alagamento ultrapassou o escapamento, há o risco real de que a água tenha atingido partes internas do bloco. Por isso, em nenhuma circunstância, dê partida no motor.
Pelo contrário, a primeira ação em caso de suspeita de entrada de água no motor deve ser acionar o reboque e levar o carro direto para o mecânico. Isso porque, se a água chegou à câmara de combustão e você acionar o motor, pode haver o conhecido "calço hidráulico", que é quando ocorre o empeno das bielas ou até mesmo a quebra do virabrequim.
Isso ocorre porque os pistões vão comprimir a água, que não tem essa propriedade, em vez de comprimir a mistura ar/combustível. Ao "comprimir" a água, ocrre o empeno das peças. Nestes casos, é necessário fazer uma retífica do conjunto, cujos preços variam muito de modelo para modelo - mas podem ir de R$ 5 mil a mais de R$ 25 mil.
A checagem da condição dos filtros de ar e de óleo também é importante. Isso, inclusive, pode ser feito ainda no local onde o carro estiver e pode confirmar a necessidade do reboque direto para a oficina.
Retire as peças do painel para a verificação do filtro de ar e caso ele esteja úmido ou haja água no local, não tem jeito: será preciso ir à oficina. Vale destacar que se o filtro de ar estiver úmido, é certo que o filtro de óleo também foi atingido - então também será preciso trocá-lo.
Assim como os filtros, a parte elétrica dos carros, cada dia mais diversificada e complexa, tem vários componentes que não podem ter contato direto com a água. Módulos de injeção, do ABS dos freios e também os equipamentos de multimídia podem sofrer danos se forem atingidos. Então, evite ligar o carro antes de se certificar de que não tenha entrado nenhum resquício de água nesses pontos.
Com as partes mecânica e elétrica resolvidas, o motorista ainda terá uma dor de cabeça para deixar o carro no estado em que estava antes de ser atingido pela enchente. Para começar, retire bancos encharcados e faça uma limpeza com pano úmido e sabão neutro.
Em seguida, retire do excesso da espuma e bote os bancos para secar no sol. Repita o mesmo processo com os tapetes. Depois, retire o feltro do carro e descarte. Após ser molhado, esse tipo de revestimento pode acumular mofo e perde a capacidade de isolamento acústico.
Sem o feltro, use um xampu biodegradável neutro para limpar o assoalho. Passe um pano, seque com bastante atenção e coloque o feltro novo no local. Os cintos também podem acumular água e gerar mofo, então é importante higienizá-los.
Também vale a pena dar uma olhada nas borrachas e nas vedações das portas. Em todo esse processo, use produtos de combate a bactérias, mofo e germes.
Nem todas as apólices incluem a cobertura de acidentes por causas naturais, por isso é importante checar as condições do seu contrato. Nos casos de carros atingidos por enchentes, a cobertura é certa, mas ela se perde se você tiver enfrentado pontos alagados por conta própria.