Muita gente tem certa resistência às transmissões automáticas por acreditar que nunca vai se adaptar a esse tipo de câmbio. Mas não é bem assim, e mostramos aqui que o bicho não é tão difícil de dominar quanto parece.
Como dirigir um carro com câmbio automático
O caro leitor nunca dirigiu um carro com câmbio automático. Mas acabou de comprar um? E agora, como dirigir esse carro sem fazer bobagem?Bem, as transmissões automáticas atuais ou são "automáticas tradicionais" ou são do tipo CVT (sigla para transmissão continuamente variável, em inglês). Mas o que o caro leitor fará serve nos dois casos.
Primeiro, é preciso esquecer que existe pé esquerdo - afinal, não existe pedal de embreagem. Se você resolver usá-lo, provavelmente pisará no pedal de freio com grande força, causando uma frenagem forte e inesperada. Sim, isso pode causar um acidente.
Mas, então, como "esquecer" o pé esquerdo? Lembrando que ele existe: recue seu pé esquerdo até bem junto so seu banco, em posição que fique um pouco incômoda. Justamente por estar incômoda, essa posição vai te "lembrar" do seu pé esquerdo o tempo todo, e por consequência que você não deve usá-lo. Em alguns dias seu corpo já estará condicionado a usar apenas os pedais de acelerador e freio alternadamente, e também a não usar o pé esquerdo - que aí poderá ficar descansando à frente.
Mas tem alavanca de câmbio? Sim, tem!
Quanto à alavanca de câmbio - sim, ela existe -, nessa primeira fase apenas faça os movimentos necessários de forma calma, lenta e concentrada.Entre no carro, pise no freio, bote o pé esquerdo lá para trás e ligue o motor. Em seguida, ainda com o pé (direito) no freio, bote a alavanca na posição D, de "Drive". Tire o pé o freio suavemente e você perceberá que o carro já vai começar a andar.
Na hora de dar marcha a ré para estacionar, o procedimento é o mesmo - só é preciso botar a alavanca de câmbio na posição R, de "Rear". No trânsito, se quiser descansar o pé direito nos semáforos, é só botar o pé direito no freio e trazer a alavanca de câmbio para a posição N, de "Neutral".
Quando o verde aparecer, pé no freio, alavanca em D e siga adiante. Nem é tão difícil, não é mesmo? Daí em diante é só acelerar e frear. Vale lembrar que, em alguns automóveis mais sofisticados, a alavanca é substituída por um botão giratório. Mas a lógica de funcionamento é a mesma.
Depois que estiver bem condicionado, aí você se sentirá à vontade para experimentar posições secundárias do câmbio automático, modos de condução e até trocas sequenciais. Tudo na vida é treino!
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