Para citar um exemplo, vamos falar da Volkswagen Saveiro, que em setembro agora vendeu mais que a Fiat Toro e só ficou atrás da Fiat Strada em números oficiais de comerciais leves, de acordo com a Fenabrave (federação que une os distribuidores de veículos no país).
Foram 4.973 "Saveiros" negociadas em setembro: mas, desse total, 4.808 foram emplacadas por vendas diretas (96,7%) e apenas 165 licenciamentos foram feitos pelo varejo (3,3%) - ou seja, para pessoas fisicas. Curiosamente, veja só, o automóvel mais emplacado do Brasil em setembro, via CPF, foi o Honda HR-V. O que explica isso?
Como funciona a venda direta?
De modo prático e resumido, a venda direta - feita para empresas que compram produtos pelo CNPJ, e não pelo CPF - faz com que o preço do carro diminua quando comparado ao valor oficial de tabela - até porque, normalmente, a empresa compra dezenas ou centenas de unidades, e não apenas uma.Isso naturalmente faz com que o valor caia.
Há outro ponto: nessa modalidade, a venda é feita diretamente do fabricante para o cliente, sem que existam taxas e valores destinados às concessionárias.
Esse formato acaba garantindo os descontos no preço final, tanto por não haver intermediação de vendedores, quanto por isenções tributárias conquistadas, que podem ser de ICMS, IPI ou até do IOF.
É exatamente como funciona a lei nº 5.005/2012, que orienta condições e métodos de apuração do ICMS ou dos outros impostos.
O objetivo visa incentivar o progresso do mercado atacadista, através da redução da carga tributária. Na prática, quanto mais unidades você compra, mais desconto você tem.
Muitas empresas passaram (e continuam passando) a comprar automóveis nessas condições. E com o crescimento do microempreendedorismo brasileiro, os números começaram a subir cada vez mais.
Mas é fato que hoje, quem movimenta a maioria do mercado nacional de automóveis são as locadoras, que compram dezenas ou centenas de carros todos os meses.
Postos específicos nas lojas
Para atender a esse tipo de cliente, a maioria das fabricantes passou a oferecer um espaço especial e exclusivo dentro das concessionárias.Ou seja, se você tiver um capital e tem como objetivo comprar uma frota de Volkswagen Saveiro, para usar o exemplo mais recente, a loja da Volks que você visitar terá área específica para te atender.
Entram na lista de compras via CNPJ diversos tipos de empresas e clientes, como taxistas, frotistas, microempreendedores (como MEI), locadoras, motoristas de transporte escolar e até pessoas com deficiência (PCD). Apesar de ajudar na economia, essa prática faz com que as fabricantes ganhem menos por cada carro produzido - é por isso que muitas delas optaram, com o crescimento do dólar nos últimos anos, por vender carros com maior valor agregado.
O mercado de venda direta não para de crescer.
Em dez anos (2013-2023), o crescimento foi de 22,3%. Para se ter noção, no começo de 2013, as vendas diretas representavam 23,7% do cenário automotivo daquele período (carros de passeio e comerciais leves). Hoje, representam 48,8%, quase metade do mercado.
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