Você sabe o que é virabrequim? Se nunca ouviu falar de nada parecido na vida, mas precisa entender para cuidar melhor do seu carro, explicaremos de maneira simples e sem enrolação.
Virabrequim é um dos principais componentes mecânicos de um motor de combustão interna. É um jeito popular de chamar essa peça, uma vez que o nome “verdadeiro” – ou seja, o nome técnico – é árvore de manivelas.
A função do virabrequim é converter o movimento linear do pistão em movimento rotativo no volante. Como isso acontece e o que quer dizer exatamente? Quando acontece a explosão – devido à mistura ar combustível, isso dentro das câmaras de combustão –, essa explosão gera uma imensa força!
Essa força fica comprimida entre a parte superior do bloco e a parte inferior do cabeçote, o que acaba por empurrar os pistões para baixo. Em “parceria” com as bielas, o virabrequim é responsável por transformar essa força em energia rotativa.
O virabrequim fica dentro do propulsor do motor, fixado. Em um de seus extremos está a polia e, no outro, o volante de inércia.
O virabrequim é dividido em braços e moentes, que formam as manivelas e os munhões. Eles correspondem às superfícies de contato do virabrequim com o bloco do motor. Todas as partes do virabrequim são: espiga, moentes, munhões e flange.
Além dessas partes, o virabrequim tem “parceiros”. Ou seja, para desempenhar o seu papel, a árvore de manivelas precisa das bielas e dos pistões, principalmente.
Há dois tipos de virabrequim: o fundido e o forjado. Carros com motor a gasolina, GNV, álcool ou diesel têm virabrequim fundido. Já os veículos de competição ou de performance – assim como os aviões – têm virabrequim forjado.
Como a função que o virabrequim desempenha é “pesada”, ele apresenta níveis altos de cargas de torção. Sendo assim, quanto maior for a torção, maior será a probabilidade de algo ruim acontecer. As peças do virabrequim podem deformar, rachar ou até quebrar.
Também pode acontecer de as bielas serem de medidas diferentes, se o volante ou a polia não estiverem balanceados, se a lubrificação for de má qualidade ou se houver superaquecimento devido a falhas no sistema de refrigeração.
E podem acontecer outras coisas, por exemplo: os metais podem sofrer atritos excessivos, o que afeta os pistões também.
Como qualquer peça de um carro, o tempo de vida útil do virabrequim depende da forma como o carro é usado: se é forçado ou bem cuidado, se costuma percorrer asfalto ou estradas de terra e por aí vai. Pode ser tanto de 250 mil quilômetros, como apenas de 60 mil km.
O veículo emite alguns sinais quando o virabrequim está danificado ou quebrado. Por exemplo, o carro consome combustível e óleo em excesso, surgem muitos barulhos metálicos, o motor superaquece, entre outros.
Se algo acontecer e você vier a precisar trocar o virabrequim, o custo da troca gira em torno de R$ 600 a R$ 800.
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