A Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento, revelou os resultados de sua mais recente pesquisa sobre as tendências e os hábitos de consumo dos usuários da plataforma ao trocar de carro. Desta vez, levantou os principais critérios que os consumidores brasileiros levam em conta na hora de comprar um carro. A pesquisa ajuda a mapear o processo de escolha de um veículo.
Segundo o novo levantamento, para 62% dos entrevistados a busca por um carro começa nos classificados online. Outro meio que se destaca nessa etapa inicial são as concessionárias, às quais 29% das pessoas ouvidas recorrem. Os dois canais são, inclusive, os mais procurados pelos jovens de 18 a 25 anos, que contabilizam 64% do total de pessoas que responderam ao estudo.
Das plataformas online mais utilizadas na busca por um automóvel no Brasil, a Webmotors é a opção escolhida pela maioria dos respondentes, com 95%. Quanto ao tempo investido para escolha do carro, "três meses" foi a alternativa mais citada por 26% dos entrevistados, seguida - curiosamente - por "uma semana" (24%).
Os principais critérios levados em conta pelos consumidores para decidir sobre um novo carro são conforto, mencionado por 67% dos participantes da pesquisa; preço acessível, com 56%; e tecnologia, com 52%. O estudo também mostra que o "fator tecnológico" é importante para 65% daqueles que querem comprar um carro zero-quilômetro.
Por outro lado, as dificuldades mais frequentes na hora de tomar a decisão de comprar um automóvel, segundo a pesquisa da Webmotors, são encontrar um preço acessível, mencionado por 80%, achar o modelo desejado, com 75% de menções, e encontrar as especificações do veículo, para 56%.
O levantamento também apontou que 83% dos participantes adquiriram um veículo seminovo. As faixas de preços foram entre R$ 50 mil e 80 mil para 27%, entre R$ 80 mil e R$ 120 mil para 24% e até R$ 50 mil, para 23%. Uma concessionária ou loja foi o local de compra mais acessado por 76% dos respondentes, contra 24% que compraram o automóvel diretamente de outra pessoa física.
Quanto à categoria, 39% dos compradores optaram por um SUV, enquanto 29% escolheram um sedã, 22% optaram por um hatch, 7% compraram uma picape e 3% adquiriram um crossover. De todos estes, 95% escolheram um carro com motor a combustão.
Por fim, a pesquisa também levantou as formas de pagamento predominantes. Assim, 45% dos usuários financiaram a compra, e os financiamentos foram divididos em três modalidades: entrada em dinheiro; o carro atual como entrada; e financiamento total.
Ao todo, 87% dos respondentes disseram que pesaria na escolha da instituição financeira ter algum tipo de desconto em produtos ou experiências.
De acordo com a CMO da Webmotors, Natalia Spigai, a procura por um carro maior, mais tecnológico e que dê menos problemas, especialmente após muito tempo com o modelo atual, são os principais gatilhos para a troca de veículo.
"Nesse momento, a maioria dos usuários considera um automóvel que traga mais benefícios para o dia a dia. A motivação para a decisão é, portanto, a necessidade. Afinal, as pessoas desejam um veículo que traga atualizações tanto em tecnologia quanto em suas funcionalidades”, explicou ela.
O levantamento da Webmotors ouviu 664 pessoas. A amostragem teve, em sua composição, 16% de mulheres e 84% de homens, a maior parte dos entrevistados na faixa etária de 36 a 45 anos (31%) e habitantes da região Sudeste (68%).