Apesar de ainda não estarmos no verão, o clima chuvoso desta época do ano também pode afetar o automóvel. Não só em relação a cuidados na hora de enfrentar chuva e trechos alagados, mas ainda em relação à manutenção e conservação do carro para enfrentar as intempéries.
São pequenos detalhes que podem fazer a diferença. Entre os principais cuidados com o carro na chuva, por exemplo, limpadores e bateria são essenciais. "Só no meio do temporal percebemos que era necessário trocar a palheta do para-brisa ou a bateria, porque há sobrecarga na parte elétrica", ressalta o engenheiro e especialista em manutenção automotiva Denis Marum.
A dica de ouro é sempre estar com as revisões do carro em dia - normalmente feitas a cada 10 mil km. Mesmo assim, vale ter atenção especial durante essa época de chuvas para determinados itens.
Infelizmente, uma consequência comum são os alagamentos. Quem teve o automóvel atingido por enchentes também deve ter cuidados especiais, mesmo que o carro ainda esteja em funcionamento.
"Depois de enfrentar a enchente, o carro precisa ir para uma oficina e passar pela verificação detalhada e lavagem interna completa, senão a perda e a desvalorização serão ainda maiores", comenta Marum. Confira o que fazer:
Se o carro "morrer" depois de enfrentar um alagamento, de maneira alguma tente dar partida. Chame o reboque e leve o veículo até uma oficina para checagem.
Corre-se o risco de a água ter entrado na câmara de combustão e causar o chamado calço hidráulico, com quebra das bielas e necessidade de retífica.