O calço hidráulico ocorre quando a água entra no motor e trava repentinamente o movimento dos pistões dentro dos cilindros, o que impede a compressão da mistura de ar e combustível.
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Geralmente a água entra na câmara de combustão do motor pela frente do carro: é aspirada pelo filtro de ar e passa pelo sistema de injeção ou carburador.
Se o calço hidráulico acontecer em marcha lenta ou baixa rotação, o motor irá parar de funcionar. Caso ocorra em giros elevados, é grande o risco de empenamento ou rompimento de bielas e até quebra do bloco do motor. Bronzinas, cárter e virabrequim também costumam ser afetados pelo travamento abrupto das peças móveis.
Como evitar o calço hidráulico
- A primeira dica é evitar passar por enchentes ou vias em que o nível da água ultrapasse a metade das rodas do veículo.
- Caso seja inevitável passar por um trecho com água abaixo da metade das rodas do veículo, mantenha distância segura do carro da frente para não precisar parar no meio da enchente.
- Engate uma marcha de força (primeira ou segunda) antes de entrar no alagamento e siga em baixa velocidade para evitar que a onda provocada pelo movimento do veículo leve água para o compartimento do motor.
- Mantenha aceleração constante, sem trocar de marcha, para que a força dos gases do escapamento não deixe a água chegar até o motor.
- Se, durante a travessia, entrar água no motor, não tente dar a partida. Procure socorro mecânico.
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