O canal de notícias da Webmotors

Os riscos do calço hidráulico e como evitá-lo

O problema ocorre muito em enchentes, quando a água entra no motor e trava o movimento dos pistões dentro dos cilindros

por Guilherme Silva

Alagamentos provocados pelas frequentes chuvas de verão são armadilhas que podem resultar em grande prejuízo. Não é raro veículos ficarem pelo caminho após os motoristas tentarem atravessar ruas ou avenidas que ficaram cheias de água durante uma tempestade. Além do risco de cair num buraco ou ficar preso num bueiro, passar por enchentes pode expor o veículo ao calço hidráulico.
O calço hidráulico ocorre quando a água entra no motor e trava repentinamente o movimento dos pistões dentro dos cilindros, o que impede a compressão da mistura de ar e combustível.
Confira as ofertas de carros 0 km, seminovos e usados da Webmotors!
Geralmente a água entra na câmara de combustão do motor pela frente do carro: é aspirada pelo filtro de ar e passa pelo sistema de injeção ou carburador.
Se o calço hidráulico acontecer em marcha lenta ou baixa rotação, o motor irá parar de funcionar. Caso ocorra em giros elevados, é grande o risco de empenamento ou rompimento de bielas e até quebra do bloco do motor. Bronzinas, cárter e virabrequim também costumam ser afetados pelo travamento abrupto das peças móveis.

Como evitar o calço hidráulico

Comentários

Carregar mais