Hoje é 1º de abril, data conhecida como "Dia da Mentira". Então aproveitamos para falar algumas verdades sobre pneus e acabar com alguns mitos relativos aos borrachudos - que, de verdadeiros, não têm nada.
Esses mitos insistem em sobreviver ao tempo e, infelizmente, podem até comprometer a segurança do veículo e de seus ocupantes. Os comentários são de Roberto Falkenstein, consultor da área de tecnologias inovativas da Pirelli. Leia abaixo e... acredite se quiser!
Contrariando essa crença - oriunda principalmente do automobilismo, onde os pneus slicks são usados -, pneus desgastados comprometem significativamente a aderência, especialmente em condições de estrada molhada. Pneus com sulcos profundos são essenciais para manter a tração e a segurança.
Na verdade, os pneus não têm um prazo de validade definido. A vida útil de um pneu é determinada por vários fatores, incluindo condições de armazenamento, uso e desgaste. Uma inspeção regular e cuidados adequados podem prolongar a vida útil do pneu indefinidamente.
Essa é uma prática comum em oficinas, mas não é a recomendável. Esse tipo de conserto tem grandes chances de volta a vazar ar quando você menos espera - e isso pode comprometer a segurança, forçando a estrutura do pneu. Que pode até provocar um estouro.
Contrariando esse mito, recomenda-se que os pneus novos sejam sempre instalados no eixo traseiro. Isso ajuda a manter a estabilidade e o controle do veículo, especialmente em condições de chuva ou aquaplanagem. E deve-se sempre trocar dois pneus de cada vez, não somente um.
A manutenção regular dos pneus e da suspensão é essencial para garantir a segurança e o desempenho do veículo. É importante verificar a pressão - mesmo que não pareça precisar - e o desgaste dos pneus, e a integridade dos componentes de suspensão regularmente, sempre fazendo rodízio, balanceamento e alinhamento em uma oficina de confiança.
Pelo contrário. Um estilo de direção agressivo pode desgastar prematuramente os pneus, reduzindo sua vida útil. Uma condução suave e atenta pode ajudar a maximizar o rendimento quilométrico dos pneus.
A calibragem correta dos pneus é determinada pelas especificações do fabricante do veículo, não pela preferência individual do motorista. É importante seguir essas recomendações para garantir a segurança e o desempenho ideais do pneu.
Contrariando essa noção, pneus com baixa resistência ao rolamento não interferem nas distâncias de frenagens. A tecnologia da menor resistência ao rolamento não tem, necessariamente, relação com a capacidade de frenagem.
Os pneus devem ser escolhidos de acordo com as especificações do veículo e as condições de uso. Instalar pneus inadequados pode comprometer a segurança e o desempenho do veículo. Portanto, é recomendável sempre colocar os mesmos pneus que vêm de fábrica no veículo.
"Queremos capacitar os motoristas a distinguir entre mitos e realidades quando se trata de pneus, sempre alertando sobre possíveis problemas e trazendo segurança na hora de dirigir", afirma Roberto Falkenstein.