Por que carro elétrico não pode ser rebocado?

Entenda por que veículos movidos a eletricidade não podem ser puxados como os carros a combustão

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Redação WM1
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O carro elétrico está cada vez mais próximo da realidade dos brasileiros. Além da maior quantidade de opções nos mais variados segmentos (SUVs, sedãs e hatches), os preços estão mais próximos da realidade do consumidor, quando comparado há dois ou três anos. O Renault Kwid E-Tech, por exemplo custa R$ 99.990.

De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), de janeiro a julho deste ano (2024) 35.885 carros elétricos foram emplacados, um crescimento espantoso de 658% em relação ao mesmo período, quando foram vendidos apenas 4.734 unidades.

E mesmo crescendo no mercado, os elétricos ainda geram muitas dúvidas, pois esse tipo de veículo possui algumas particularidades em sua operação.

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Já mostramos aqui no WM1 dez das principais questões relacionadas aos modelos movidos a bateria, e agora explicaremos por que um carro elétrico não pode ser rebocado como um veículo convencional em caso de pane ou falta de carga na bateria.

Por que carro elétrico não pode ser rebocado?

Apesar de crescente, a ainda limitada estrutura de recarga é o maior empecilho para os usuários de veículos elétricos no Brasil. Com exceção dos carregadores domésticos e dos pontos de recarga instalados em poucos locais públicos, o alcance desses veículos fica limitado ao uso majoritariamente urbano.

Carro Elétrico não pode ser rebocado por alguns motivos
Crédito: Reprodução
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Devido à escassez de locais de recarga, viajar pela maior parte do território brasileiro com um veículo 100% elétrico é uma adversidade que ainda vai levar algum tempo para ser superada.

Mas caso o carro elétrico fique sem carga para rodar, mesmo na cidade, é preciso saber que ele não pode ser rebocado como os veículos a combustão que param de funcionar por problemas mecânicos ou pane seca, por exemplo.

Isso acontece porque os carros elétricos não possuem o ponto neutro (ou morto) da embreagem, que existe nos veículos a combustão. O ponto neutro é o que faz a embreagem desconectar a transmissão do motor e deixa as rodas livres para girar, o que permite que o carro seja rebocado sem grandes problemas (com exceção daqueles dotados de sistema de tração nas quatro rodas).

Nos elétricos (ou na grande maioria deles), não existe o chamado ponto neutro pelo fato desses modelos não possuírem uma transmissão como os modelos a combustão.

Carro Elétrico2

Nos carros movidos a bateria, a função “N” serve apenas para desconectar os freios do motor para permitir que o veículo seja empurrado por alguns metros até um local seguro em caso de pane ou falta de carga nas baterias.

O resgate de um carro elétrico deve ser feito em guinchos do tipo plataforma, aquele em que o veículo vai em cima de um caminhão, e não puxado com duas rodas no chão.

Os fabricantes recomendam não rebocar os carros elétricos pelo elevado risco de danificar os freios regenerativos, entre outros componentes eletrônicos.

Nos modelos de tração dianteira, as rodas traseiras não movimentam o veículo, mas acionam o sistema que recupera parte da carga das baterias durante as frenagens. Nos de tração traseira, acontece o oposto: as rodas dianteiras não impulsionam o carro, porém, são responsáveis pela recarga parcial quando os freios são acionados.

 Carro elétrico não pode ser rebocado como um carro com motor a combustão
Carro Elétrico3
Legenda: Carro elétrico não pode ser rebocado como um carro com motor a combustão
Crédito: Reprodução
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Pode fazer “chupeta” em carro elétrico?

Não. O procedimento usado para recarregar a bateria de 12 volts dos carros a combustão não é capaz de fornecer energia suficiente para abastecer a bateria principal de um veículo elétrico. Apenas o carregamento em tomadas domésticas de 220 volts ou em estações recarga apropriadas resolvem o problema da falta de energia.

Se um carro elétrico ficar sem carga na rua, o jeito é acionar o seguro ou um guincho particular (mas lembre-se que tem de ser do tipo plataforma) para levá-lo até um ponto de recarga específico para “abastecer” as baterias.

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