Comprei um carro zero quilômetro. Será que preciso pagar o IPVA? A resposta é sim. Todo veículo, mesmo que tenha acabado de sair da concessionária, deve pagar o imposto.
Em alguns casos, a própria loja responsável pela venda realiza o trâmite ou já entrega o carro com o imposto quitado. Mas, se isso não acontecer, é importante que o motorista esteja atento às regras e prazos de regularização.
Na prática, o motorista pode circular com um carro novo por até 30 dias sem estar com o pagamento do IPVA regularizado, seja parcelado ou de forma integral. Dentro desse prazo, o proprietário pode rodar sem medo de ser punido ou sofrer qualquer sanção.
Contudo, se o motorista fizer o pagamento do imposto até o quinto dia útil a partir da data da emissão da nota fiscal do veículo, o IPVA poderá ser pago com desconto em cota única. Depois desse prazo, o pagamento é feito em cota única sem desconto.
Em alguns casos, é possível que o motorista solicite também o pagamento do IPVA proporcional, considerando o mês de aquisição do veículo. Nessa situação, se o proprietário comprar o veículo em outubro, faz sentido que ele só pague o valor referente aos meses que o carro estará em uso.
Sem o pagamento, o motorista flagrado em blitz estará cometendo infração gravíssima, com multa prevista de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, mais conhecido como IPVA, é uma das taxas que fazem parte da rotina anual de todos os proprietários de veículos no Brasil. Seu cálculo de cobrança considera uma faixa de 1% a 4% do valor do veículo, dependendo de cada estado.