7 motivos que fazem do Renault Kwid um bom primeiro carro
1.Assistente de partida em rampa
Um dos maiores medos de quem está começando a dirigir é não deixar o carro descer ao arrancar em uma subida íngreme. Para não passar por apuros, muitos usam o freio de estacionamento, popularmente conhecido como "freio de mão", ou "queimam" a embreagem para não deixar o carro voltar.O Kwid não tem esse problema. O modelo é equipado com um assistente de partida em rampas. Em uma ladeira, após tirar o pé direito do freio e pousá-lo no acelerador, o sistema segura o carro parado por até 3 segundos, tempo mais que suficiente para dar “gás” no pedal da direita e tirar o pé esquerdo numa boa da embreagem.
2. Baixo consumo de combustível
O Kwid é um carro econômico. Pesando apenas 820 quilos – um Volkswagen Polo Track, por exemplo, pesa 1.054 quilos –, e equipado com um motor aspirado 1.0 flex de três cilindros que rende 71 cv (etanol)/68 cv (gasolina) de potência a 5.500 rpm, e torque de 10 kgf.m (e)/9,4 kgf.m (g) a 4.250 rpm, o Renault crava excelentes números de consumo, especialmente na cidade. Confira:- Cidade – 10,8 km/l (etanol) e 15,3 km/l (gasolina)
- Estrada – 11 km/l (etanol) e 15,7 km/l (gasolina)
No entanto, durante a avaliação do veículo, o WM1 conseguiu cravar 12,3 km/l com etanol, rodando apenas na cidade - o que merece elogios!
Vale ressaltar que todas as versões do Kwid são equipadas com sistema start-stop, que liga e desliga o motor do carro automaticamente, por exemplo, nos semáforos, e no anda e para dos congestionamentos.
3.Central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay
Na versão Intense, o Renault é equipado de série com central de entretenimento Media Nav, que entrega tela sensível ao toque de oito polegadas, colorida, e com uma boa definição dos comandos. E por ter um funcionamento simples, a multimídia do Kwid é muito fácil de mexer.Seu grande trunfo é o fato de ser compatível com Android Auto e Apple CarPlay. A conexão é via cabo – algo que é negativo em alguns veículos, mas que em um subcompacto de entrada deve ser encarado como uma algo normal. A central multimídia permite que a pessoa que está começando a dirigir tenha acesso ao mapa do caminho (Waze e Google Maps), possa ouvir músicas e podcasts que deseja, inclusive Spotify, e, especialmente, receber e responder mensagens (por voz) do WhatsApp, sem a necessidade de pegar no celular - se assim fizesse, estaria cometendo uma infração gravíssima – com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.
Ah, e a Media Nav ainda tem uma função que alerta se a condução está sendo eficiente ou não, e dá dicas de como ter um comportamento mais eficiente ao volante.
4.Câmera de Ré
Estacionar, e especialmente fazer uma baliza, é uma das atividades mais complicadas para motoristas de primeira viagem. O Kwid, no entanto, facilita essa missão: tem câmera de ré como item de série.A visibilidade da imagem, convenhamos, poderia ter resoluçãomelhor. Mas sua missão de orientar em manobras ou alertar se uma pessoa ou animal está passando atrás do carro é cumprida perfeitamente.
Aqui vale uma sugestão para a Renault: apesar de ter a câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros seriam um auxílio extra, e nem tão caros assim.
5.Prático e espaçoso na medida certa
O Renault Kwid não é espaçoso, é fato. No entanto, por ser um subcompacto, o modelo produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR) tem medidas que agradam – e chegam a ser melhores que as de hatchs de segmentos superiores.O ponto mais positivo é o porta-malas. Com capacidade para 290 litros, tem formato "caixote" e porta ampla, que permite acesso fácil de malas grandes. Assim, o Kwid consegue levar a bagagem de uma família pequena com até um filho sem dificuldades. Para as compras no mercado, não há quaisquer problemas.
Com apenas 3,68 m de comprimento, 2,42 m de distância entre os eixos, 1,48 m de altura e somente 1,58 m de largura, ele pode levar até três ocupantes – de preferência três crianças – ou dois adultos no banco traseiro.
O ponto positivo dessas medidas é que fica fácil estacionar em vagas apertadas, ou mesmo trafegar em faixas estreitas e deixar o corredor livre para os motociclistas.
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6.Na altura certa
Quando foi apresentado, o Kwid era chamado pela Renault, como uma manobra de marketing, de "SUV dos Compactos". Sim, sabemos que classificar o pequenino de SUV é forçar um bocado a barra. Fato é, no entanto, que o modelo tem bons ângulos de entrada, saída e altura livre em relação ao solo - especificações que, no fim das contas, servem para classificar os veículos como SUVs.- Altura livre do solo – 185 milímetros
- Ângulo de entrada – 24,1°
- Ângulo de saída – 41,7°
7.Custo de manutenção
O Renault Kwid Intense parte de R$ 72.990. É um dos carros novos mais em conta do mercado brasileiro, atualmente. No entanto, o que chama a atenção é o custo de manutenção até 60.000 km ou 72 meses (seis anos).O total das seis primeiras revisões periódicas não sai por menos de R$ 4.070,40 – destaque para os valores dos serviços de 40.000 km, que sai por R$ 912,47, e de 60.000 km, que fica em R$ 907,49.
Como forma de comparação, as seis primeiras manutenções do Fiat Mobi Drive ficam em R$ 5.888, e a revisão de 60.000 km não custa menos que R$ 2.136.
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