RAM 1500: 3 razões para ter e 3 para fugir

Não é só pelo porte. A gigante da marca americana também pode te encantar por uma série de outras qualidades. Ou não.

  1. Home
  2. Dicas
  3. RAM 1500: 3 razões para ter e 3 para fugir
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Conviver por alguns dias com a RAM 1500 Rebel é uma experiência muito fora do comum. Mesmo para uma pessoa como eu, que trabalha testando carros.

E não estou falando apenas do porte, não. A tecnologia embarcada faz com que a gigantona americana seja uma mistura de sala de estar com um bombardeiro B-52. Isso sem contar o belo ronco do motor V8...

Bom, impressionante ela é. Mas será que a RAM 1500 Rebel vai atender a todas as suas expectativas? Então não deixe de conferir abaixo algumas razões para ter e outras para deixar a picape de lado.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

RAM 1500 Rebel

Três razões para ter

Ram 1500 Rebel 7
Cheia de botões e funções, o interior da RAM 1500 Rebel exige alguns minutos de treinamento do motorista
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

1. Pacote tecnológico

Por R$ 456.990, a RAM 1500 Rebel é mais antenada e tecnológica do que muita gente imagina. Para começar, o quadro de instrumentos tem um completíssimo computador de bordo, que exibe até a temperatura e a pressão do óleo do motor.

Isso sem falar na multimídia, com tela de 12 polegadas e som premium Harman Kardon, e na quantidade de portas USB. São quatro só na traseira, além de uma tomada convencional de 110 Volts.

A lista de equipamentos ainda tem direção semi-autônomo, head-up display, sistema de câmeras 360° e retrovisor traseiro por câmera. Em resumo: é preciso passar alguns minutos observando a cabine, antes de dar a partida, para descobrir todas as diversas funções da picape.

Posicionadas nas laterais da caçamba, cada RAM Box oferece 100 litros de espaço adicional para objetos
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

2. Uma picape para aventuras (1)

O espaço de sobra para os cinco passageiros, a suspensão macia, o ótimo desempenho do motor 5.7 V8 a gasolina, de 400 cv e 56,7 kgf.m de torque, e o câmbio automático de oito marchas fazem com que a RAM 1500 Rebel seja uma máquina maravilhosa para longas viagens rodoviárias.

A picape tem uma caçamba versátil, de 1.200 litros e outra tomada 110 Volts. E também é equipada com as "RAM Box", compartimentos de mais de 100 litros cada instalados nas laterais da caçamba, que fornecem uma área adicional para pequenos objetos.

O comando giratório do câmbio automático de oito marchas fica junto aos comandos da tração 4x4
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

3. Uma picape para aventuras (2)

Apesar do seu porte grandalhão, a 1500 Rebel também oferece recursos para rodar fora do asfalto. Não chega a ser uma Jeep Gladiator, mas com certeza dá conta de caminhos menos extremos.

Além da suspensão elevada e com amortecedores off-road, a picape tem proteção inferior do chassi e tração 4x4 com bloqueio do diferencial traseiro.

Três razões para não ter

O motor 5.7 V8 a gasolina agrada pelo desempenho, embora não economize gasolina
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

1. Consumo

Falar do consumo de um motor V8 a gasolina instalado em um veículo de mais de duas toneladas e meia é chover no molhado. Mas é obrigatório pontuar que economia de combustível não é o ponto forte da RAM 1500 - a picape registra médias oficiais de 5,3 km/l (cidade) e 6,6 km/l (estrada).

No uso cotidiano, é até possível obter médias acima de 7 km/l na estrada. Mas desde que você dirija de pé bem leve. Por outro lado, basta dar algumas aceleradas mais fortes (ninguém é de ferro...) e pegar trânsito pesado para o consumo baixar para menos de 5 km/l.

Por sorte, o tanque de gasolina comporta 98 litros e garante à picape uma autonomia de quase 650 quilômetros. Dá para ir longe, sem precisar fazer paradas frequentes.

O porte avantajado faz com que a da RAM 1500 Rebel não seja muito prática no uso diário
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

2. Perfil de uso

Existe alguma chance remota de usar a picape na cidade mais de uma vez na semana? Então é melhor correr da 1500 Rebel.

Com 5,93 m de comprimento, 2,08 m de largura e 2,01 m de altura, a picape é realmente gigantesca. Só para se ter uma ideia, são 70 cm a mais no comprimento na comparação com uma Toyota Hilux.

O resultado disso é que a RAM 1500 fica sobrando na maioria das vagas de estacionamento e exige atenção do motorista no trânsito lento. Afinal, a sua picape vai deixar o corredor mais estreito...

A caçamba da RAM 1500 Rebel pode levar cargas volumosas, mas não necessariamente pesadas
Crédito: Ricardo Rollo/WM1
toggle button

3. Uso no trabalho

Algo que é preciso reforçar nessas picapes grandes é que a capacidade de carga não é proporcional ao tamanho. Apesar da capacidade de puxar um reboque de mais de cinco toneladas, a RAM 1500 Rebel leva, no máximo, 610 quilos na caçamba.

Essa capacidade é menor que a de uma Fiat Strada Cabine Plus. Ou seja: se a ideia for usar o veículo também no trabalho, corra para uma picape média tradicional a diesel.

Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.

VÍDEO RELACIONADO

Tags:RAM
Comentários