Conviver por alguns dias com a RAM 1500 Rebel é uma experiência muito fora do comum. Mesmo para uma pessoa como eu, que trabalha testando carros.
E não estou falando apenas do porte, não. A tecnologia embarcada faz com que a gigantona americana seja uma mistura de sala de estar com um bombardeiro B-52. Isso sem contar o belo ronco do motor V8...
Bom, impressionante ela é. Mas será que a RAM 1500 Rebel vai atender a todas as suas expectativas? Então não deixe de conferir abaixo algumas razões para ter e outras para deixar a picape de lado.
Por R$ 456.990, a RAM 1500 Rebel é mais antenada e tecnológica do que muita gente imagina. Para começar, o quadro de instrumentos tem um completíssimo computador de bordo, que exibe até a temperatura e a pressão do óleo do motor.
Isso sem falar na multimídia, com tela de 12 polegadas e som premium Harman Kardon, e na quantidade de portas USB. São quatro só na traseira, além de uma tomada convencional de 110 Volts.
A lista de equipamentos ainda tem direção semi-autônomo, head-up display, sistema de câmeras 360° e retrovisor traseiro por câmera. Em resumo: é preciso passar alguns minutos observando a cabine, antes de dar a partida, para descobrir todas as diversas funções da picape.
O espaço de sobra para os cinco passageiros, a suspensão macia, o ótimo desempenho do motor 5.7 V8 a gasolina, de 400 cv e 56,7 kgf.m de torque, e o câmbio automático de oito marchas fazem com que a RAM 1500 Rebel seja uma máquina maravilhosa para longas viagens rodoviárias.
A picape tem uma caçamba versátil, de 1.200 litros e outra tomada 110 Volts. E também é equipada com as "RAM Box", compartimentos de mais de 100 litros cada instalados nas laterais da caçamba, que fornecem uma área adicional para pequenos objetos.
Apesar do seu porte grandalhão, a 1500 Rebel também oferece recursos para rodar fora do asfalto. Não chega a ser uma Jeep Gladiator, mas com certeza dá conta de caminhos menos extremos.
Além da suspensão elevada e com amortecedores off-road, a picape tem proteção inferior do chassi e tração 4x4 com bloqueio do diferencial traseiro.
Falar do consumo de um motor V8 a gasolina instalado em um veículo de mais de duas toneladas e meia é chover no molhado. Mas é obrigatório pontuar que economia de combustível não é o ponto forte da RAM 1500 - a picape registra médias oficiais de 5,3 km/l (cidade) e 6,6 km/l (estrada).
Por sorte, o tanque de gasolina comporta 98 litros e garante à picape uma autonomia de quase 650 quilômetros. Dá para ir longe, sem precisar fazer paradas frequentes.
Existe alguma chance remota de usar a picape na cidade mais de uma vez na semana? Então é melhor correr da 1500 Rebel.
Com 5,93 m de comprimento, 2,08 m de largura e 2,01 m de altura, a picape é realmente gigantesca. Só para se ter uma ideia, são 70 cm a mais no comprimento na comparação com uma Toyota Hilux.
O resultado disso é que a RAM 1500 fica sobrando na maioria das vagas de estacionamento e exige atenção do motorista no trânsito lento. Afinal, a sua picape vai deixar o corredor mais estreito...
Algo que é preciso reforçar nessas picapes grandes é que a capacidade de carga não é proporcional ao tamanho. Apesar da capacidade de puxar um reboque de mais de cinco toneladas, a RAM 1500 Rebel leva, no máximo, 610 quilos na caçamba.
Essa capacidade é menor que a de uma Fiat Strada Cabine Plus. Ou seja: se a ideia for usar o veículo também no trabalho, corra para uma picape média tradicional a diesel.
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